Iniciamos o ano em plena pandemia. Vivemos uma intensa instabilidade emocional entre expectativas de um novo ano e frustrações: a esperança na vacina contra o Covid-19, o crescimento de casos, a mutação do coronavírus e o retorno da quarentena.
Logo, a Campanha Janeiro Branco Pela Saúde Mental 2021 ganha ainda mais relevância nesta oitava edição. A iniciativa evidencia questões psíquicas, emocionais, sentimentais, comportamentais e subjetivas do ser humano à sociedade. Pandemia e Saúde Mental – A pandemia também impactou a saúde mental. Pesquisa da Organização Mundial da Saúde – OMS aponta aumento na quantidade e intensidade de transtornos mentais e na procura por atendimentos na área quando houve redução da oferta e precarização dos serviços em 93% dos países. As causas vão desde degradação nas condições de vida de um índice progressivo de pessoas a lutos por perdas repentinas.
Estudos do Ministério da Saúde realizados no fim do ano passado detectaram entre os entrevistados:
- 86,5% com ansiedade;
- 45,5% com estresse pós-traumático;
- 16% com depressão grave.
Em outra pesquisa da Organização Pan-americana de Saúde – OPAS com 12 mil pessoas de 33 países da América Latina e Caribe, sendo 30,8% brasileiros, 35% dos pesquisados relataram aumento na frequência da ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, um forte agravante aos transtornos mentais.
Estou cuidando bem de mim. Sua saúde mental é fundamental!
Nós, gestores CAIXA, ainda convivemos também com a rotina caótica nas agências. Além dos esforços de combate ao coronavírus, temos outros desafios pela frente: reunir esforços para criar estratégias para fortalecermos, protegermos e promovermos nossa saúde mental.
Por isso, lançamos a campanha “Estou cuidando de mim – Sua saúde mental é fundamental”, a fim de sensibilizarmos os colegas e a sociedade a cultivarmos ambientes e relações saudáveis a todos.
Nossa iniciativa visa nos conscientizar a nos observarmos e refletirmos como melhor cuidarmos da nossa saúde mental, dos nossos familiares, amigos e colegas de trabalho, selando um compromisso coletivo pela promoção de relacionamentos amistosos e tolerantes. Afinal, todos podemos colaborar com a promoção de saúde mental a todos. Vamos aproveitar a simbologia da página em branco no início do ano para repensarmos sobre nossos sentidos e propósitos de nossas existências individuais e coletivas e recomeçarmos!
Sobre Janeiro Branco - A campanha foi idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão e ganhou notoriedade há 7 anos quando psicólogos de Uberlândia levaram o tema à imprensa, às organizações e à sociedade. Desde então, vem se consolidando como a maior campanha de saúde mental no mundo com a adesão de instituições, especialistas e demais formadores de opinião.