61 3223.0240

65º ENAGECEF resgata a essência dos gestores CAIXA

“Gestor com Amor”, este foi o tema da 65ª edição do ENAGECEF – Encontro Nacional das Associações de Gestores da CAIXA, pela proximidade do Dia do Gestor CAIXA celebrado em oito de outubro. O real significado de ser um profissional que atua no cerne do maior banco público da América Latina foi o grande marco do evento realizado pela FENAG – Federação Nacional de Associações de Gestores da CAIXA e as 32 AGECEFs filiadas, em 20 e 21 de setembro, no Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, na capital paulista.

Os 147 participantes aprofundaram as discussões acerca da indispensabilidade da manutenção da CAIXA como empresa pública ao desenvolvimento do País e os impactos da privatização de suas operações.

Prestigiaram a solenidade de abertura, representando a CAIXA, o superintendente regional da SR Osasco, Gustavo Henrique Nogueira Sampaio, os presidentes da: ADVOCEF, Anna Claudia Vasconcellos, da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra, da AUDICAIXA, Tatiana Saito, da FENAE, Jair Pedro Ferreira, e a representante dos empregados no Conselho de Administração da CAIXA, Rita Serrano.

“’Nossa vida, no teu seio, mais amores’, cantamos agora nosso Hino Nacional Brasileiro. Precisamos de mais amor no núcleo empresarial e é assim que nós, gestores CAIXA, atuamos todos os dias em nossa Empresa: dando e recebendo amor com todo cuidado e respeito, pois apenas podemos referenciar o amor com atitude”, discursou a presidente do Conselho Deliberativo da Federação, Deosinedes Mognato, ao declarar abertos os trabalhos.

“Vimos confirmando nas discussões com as entidades parceiras representativas de empregados da CAIXA que nossa Empresa pública é, cada vez mais, imprescindível ao Brasil”, discursou o presidente da FENAG, Mairton Neves, na solenidade de abertura, “temos avançado na construção de um relacionamento bastante profícuo com o vice-presidente de Gestão de Pessoas, Roney Granemann. Portanto, vivam intensamente estes próximos dois dias de ENAGECEF. Vocês são essenciais à inteligência que potencializará o cumprimento de nosso propósito”.

Em seu discurso de boas-vindas, o presidente da anfitriã AGECEF/SP, Ed Marcos Saba, falou da importância da união neste momento de grandes transformações: “o Líder do Futuro é um exemplo dessa proposta de ajudarmos nossos colegas, unirmos forças e superarmos os desafios que nos são impostos”.

CAIXA - O superintendente regional da SR Osasco, Gustavo Sampaio, também fez menção ao tema do evento e à ação educacional da FENAG Educação Corporativa ao discursar na mesa diretora de abertura: “Todos nutrimos o mesmo sentimento da imprescindibilidade da CAIXA ao progresso do País, pelo seu papel social exclusivo e seu pessoal que exerce suas funções com amor. Neste momento de revolução global no mercado de trabalho, afirmo seguramente que o Líder do Futuro foi dos melhores workshops que já participei. Conheço muitos colegas que participaram e gostaram muito. Vamos convidar os colegas e dar essa sacudida. Precisamos nos preparar para os próximos 157 anos da CAIXA. Ficamos felizes por poder contar com a FENAG e com gestores comprometidos”.

Saúde CAIXA - O médico Albucacis de Castro Pereira, gestor na área de saúde e consultor da FENAE, abordou os reflexos negativos da Resolução 23 da CGPAR (Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração das Participações Societárias da União) ao plano de assistência à saúde dos empregados e aposentados da CAIXA e das restrições ao acesso expressas na última versão do estatuto da Patrocinadora. Ele destacou a provável insustentabilidade do custeio do plano com o limitador de 6,5% no custeamento da parte da empregadora sobre da folha de pagamento e proventos e a exclusão de sua garantia aos empregados ingressantes, haja vista que é solidário. Por fim, ressaltou a importância da mobilização da categoria e das entidades representativas na luta em defesa deste importante direto conquistado.

O assessor jurídico da FENAG, Rogério Ferreira Borges, explicou aspectos jurídicos das mudanças no Saúde CAIXA e brechas. Também comentou os avanços da ação impetrada referente aos descomissionamentos arbitrários, a reforma trabalhista e o RH 151.

IHCD – O economista e professor do IE-UNICAMP, Fernando Nogueira, tratou acerca do impacto social da devolução dos seis IHCD - Instrumento Híbrido de Capital e Dívida da CAIXA ao comprometer profundamente os recursos dos financiamentos necessários para cumprir a missão de combater o grave deficit habitacional do País e sua relação com políticas privatistas de governos neoliberais. “A CAIXA responde por 70% do crédito imobiliário no Brasil, 60% dos financiados com recursos do FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) e 25% da população brasileira vivem em casas financiadas”. Logo, a CAIXA deixará de ser importante quando todas as favelas brasileiras forem urbanizadas. É um crime de lesa-pátria ameaçar seu capital”, afirmou.

Rita Serrano também relatou as ameaças e lutas com relação ao IHCD, Saúde CAIXA e FUNCEF: “precisamos entender os efeitos da privatização das operações da CAIXA e este é um ambiente de soluções. Nosso papel é defender a perenidade da nossa Empresa e nossos direitos. Busquemos uma leitura crítica da realidade para transformá-la e mudar o rumo da história, como fizemos até hoje. Foi a organização dos empregados que modificou o rumo da CAIXA.”

FUNCEF – A diretora regional da Associação Nacional de Participantes de Fundos de Pensão - Anapar, Cláudia Ricaldoni, expôs um panorama dos fundos de pensão brasileiros e da gestão real e ideal dos planos de benefícios das entidades fechadas de previdência complementar para mantê-los sustentáveis. Ainda, expôs dados sobre os principais fatores que levam ao deficit como insuficiência e/ou excesso de ativos.

PLs – O assessor parlamentar da FENAG, Neuriberg Dias, expôs um perfil da atual configuração do Congresso Nacional e citou algumas estratégias de relacionamento da Federação com os parlamentares a fim de viabilizar a votação de projetos de leis de interesse da categoria.

CONDEL - A presidente do CONDEL da FENAG, Deosinedes Mognato, abriu a votação das propostas da base no segundo dia meditando sobre a passagem bíblica Coríntios 13, que fala do real valor das ações quando executadas com amor: “precisamos cuidar da nossa dor. 24 propostas referem-se à gestão de pessoas. Além disso, temos de nos preocupar com os resultados do primeiro semestre de 2019 apresentados pela FUNCEF há uma semana, que indicam um possível novo deficit no REG/Replan Saldado no final deste ano”.

O primeiro pilar de votação das propostas foi CAIXA 100% Pública. Os membros do CONDEL reforçaram a temática como prioritária, pois “sem CAIXA como empresa pública não haveria FUNCEF nem Saúde CAIXA”. Em seguida, discutiram e deliberaram acerca do benefício de assistência à saúde dos empregados e aposentados da Empresa e de seus planos de benefícios da Fundação além de 17 propostas operacionais.

SIAG+ - Cada proposta foi apresentada e editada, para encaminhamento à CAIXA, logo ao final das respectivas discussões e votações no SIAG+ - Sistema Integrado de AGECEFs, nova plataforma online de cadastro associativo unificado da FENAG lançada no evento. Os secretários das Associações presentes foram treinados para utilizar o programa. O projeto-piloto foi testado e ajustado nos cinco encontros regionais realizados em agosto. “Estamos com união de propósitos, pelo qual, com o advento do Primeiro Encontro dos Secretários das AGECEF’s e da FENAG, houve uma sinergia entre a Diretoria Executiva da FENAG e com quem está fazendo acontecer nas AGECEF’s”, comentou a diretora de Comunicação, Eventos e Marketing da Federação, Marilde Perin Zarpelon.

Líder do Futuro – Mairton expôs um balanço atualizado da ação educacional que já formou mais de 1,8 mil gestores CAIXA nas cinco regiões do País em apenas três meses de realização. O presidente da AGECEF/SP, Ed (que formou mais turmas), relatou as estratégias do case de sucesso na grande São Paulo, incluindo Superintendências Regionais e Gerências Regionais da área meio. Ao final, as lideranças presentes elaboraram uma agenda conjunta das ações nos próximos dois meses.

Amor é doação e empatia - A diretora de Comunicação e Marketing, Marilde Perin Zarpellon, convidou os colegas a participarem da campanha da Federação “Doe Vida” se dirigindo a um hemocentro para doar sangue e se cadastrar no banco de doadores de medula óssea relembrando o sucesso das edições anteriores. Também, aproveitou o mês de campanha mundial Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio para relembrar a todos da campanha “Assédio Moral: a dor invisível é a mais cruel”, demandada em outras ENAGECEFs, que orienta como prevenir e pedir orientação.

+ Férias: O diretor de Parcerias e Investimentos da FENAG, Nilson Moura, apresentou dados sobre a evolução dos últimos resultados da FENAG PAR Férias, empresa criada em parceria com a RDC Férias que sorteou vale-hospedagens e brindes entre os presentes como nas demais edições. O diretor Ari Cirillo falou das vantagens de ser um associado e as ações futuras.

Mente sã, corpo são: uma aula de yoga com o instrutor Luiz Antonio Leite Palmer, no final do primeiro dia, e sessões de quick massage durante o segundo, ajudaram os participantes a relaxarem e manterem a concentração nos dois longos dias de trabalho intenso.

Balanço: O nível elevado dos debates do CONDEL, painéis, organização e estrutura do 65º ENAGECEF foi unanimidade nos depoimentos dos participantes estreantes que declararam, no encerramento, terem se sentido representados e desejosos de voltarem nas próximas edições.

Ao encerrar as atividades, a presidente do CONDEL, Doesinedes, agradeceu a entrega dos colegas e enalteceu a importância da participação de novos colegas para aglutinar, renovar e fortalecer do movimento gerencial.

Fale conosco

Por Favor Insira seu Nome
Entrada Inválida
Por favor inserir seu Email
Entrada Inválida
Por favor escreva sua mensagem
Entrada Inválida

Contato

SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 422 - Brasília - DF - 70340-902

61 3223 0240

secretaria-executiva@fenag.org.br

AGENDA DO PRESIDENTE
Assessoria de imprensa

Pesquisar