61 3223.0240

Notícias

DIRETORIA PARTICIPA DA CRIAÇÃO DA FRENTE MISTA PARLAMENTAR EM DEFESA DOS BANCOS PÚBLICOS

O diretor de Relações Institucionais da FENAG, Marconi Apolo, participou da instalação da Frente Mista Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos, hoje (8) à tarde, na Câmara Federal, durante o Seminário “Banco Público e Desenvolvimento” promovido pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas.

Pela manhã, ele também participou do lançamento da cartilha “Empresas Públicas: fakes e fatos” entregue aos deputados e senadores para conscientizá-los sobre a imprescindibilidade das estatais ao progresso do Brasil pela sua função social de fomentar as políticas públicas.

FENAG se reúne com a Presidência da CAIXA

Segunda-feira (6), o presidente da FENAG, Mairton Neves, o diretor de Representação Institucional, Marconi Apolo, a Presidente do Condel, Deosinedes Mognato,e o Vice-Presidente da Região Nordeste, Antonio Messias Bastos, se reuniram, ), na Matriz da Empresa, em Brasília (DF), com o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães. Também participaram do encontro os VP's Roney Granemann (VIPES), Valter Nunes (VICLI), além do Diretor Salomão Lopes Azulay Filho (DEPES ).

As lideranças da Federação expuseram as dores que tanto afligem os Gestores da CAIXA em todo o Brasil à mais alta cúpula da Empresa.

A problemática do MO 21.182 predominou a pauta da reunião. As condições de trabalho e o sofrimento adicional causado pelo uso indiscriminado desse instrumento foram bastante debatidas. Os dirigentes da FENAG sugeriram alterar a sistemática da aplicação do MO com a finalidade de desenvolver os profissionais e melhorar a eficiência da CAIXA, evitando assim as percepções de assédio, adoecimento e demandas judiciais como vem ocorrendo ultimamente. O VP Valter Nunes garantiu reavaliar e tratar a questão com os Superintendentes em reuniões já agendadas para acontecer a partir daquele dia.

Um novo PDVE deve ser divulgado em 3 ou 4 semanas, considerando o salário de dezembro/18 para quem aderir. O presidente Pedro Guimarães garantiu a contratação de aprovados no último concurso de 2014, sem especificar a quantidade. Ele também propôs uma agenda permanente de reuniões regulares, entre a FENAG e a Presidência da Empresa, com pautas estabelecidas previamente a fim de viabilizar a participação dos líderes das áreas relacionadas.

Referente às propostas encaminhadas do último ENAGECEF, estavam todas elas trabalhadas pelas áreas, faltando tão somente a homologação dos VP´s para nos repassar.

Por fim, os dirigentes da FENAG comentaram sobre as diversas campanhas que dificultam o foco do time no Conquiste da sua Unidade, prejudicando as equipes que atuam com regularidade. O VICLI reconheceu a importância das campanhas para sanar gap's e disse que buscará mais regularidade nos resultados.

1º de Maio: Dia de Mobilização

O feriado mundial de 1º de Maio, em alusão ao Dia Internacional do Trabalho, não deve ser apenas mais uma data assinalada no calendário para a contagem regressiva da tão esperada folga das exaustivas atividades laborais, o lazer em família e com os amigos, o descanso da corrida e atarefada rotina nem mesmo se limitar a uma pontual reflexão sobre os avanços históricos perdidos com os atuais retrocessos nas relações trabalhistas no Brasil.

A atual conjuntura exige um dia de intensa mobilização dos trabalhadores, inclusive, nós, bancários. A imposição à categoria bancária de metas cada vez mais arrojadas, quase inexequíveis, somada à escassez de braço para cumpri-las, é o suficiente para ilustrar bem uma das muitas e legítimas razões que deveriam nos servir como motivação para nos unir na luta por relações trabalhistas justas. Até mesmo os bancos públicos, que já foram sinônimos de emprego estável e de qualidade, não fogem às recorrentes baixas em massa com seus planos de demissão voluntária.

Somente a CAIXA, com sua estratégia de racionalização estrutural e de dispêndios como reação à imperativa modernização do setor, levou ao egresso de quase 10 mil empregados nos últimos anos em todo o Brasil. É bem verdade que isso gerou um aumento recorde no lucro anual, mas a que preço? Milhares de empregados vem adoecendo física, emocional e mentalmente em decorrência das intensas e diárias pressões nas cobranças pelo alcance dos resultados impostos e o falso sentimento do dever não cumprido. Sem contar aqueles muitos outros que aderiram aos PDVs justamente por esta mesma razão.

Não podemos nos permitir esmorecer. Aproveitemos esta data para refletirmos acerca de todo nosso histórico de lutas e árduas conquistas ao longo de décadas e façamos dela muito mais que um simples feriado simbólico, nos unindo, nos organizando e nos mobilizando pelos dias do trabalho que, a todos nós, são todos os dias. Lutemos como aguerridos empregados da CAIXA que sempre fomos.

Carlos Jairo Limberger Hahn
Diretor de Relações do Trabalho e Qualidade de Vida

Reunião com a Diretoria Regional de SP

Na manhã do dia 30 de Maio, o presidente da #FENAG, Mairton Neves, se reuniu com o diretor regional da DIRED de SP, Robert Kennedy, na capital. Na ocasião, apresentou a ação educacional #LiderDoFUTURO da #FENAGEducacaoCorporativa em parceria com o #MaisFerias. Também participaram da reunião o diretor de Parcerias, Nilson Moura e o presidente da #AGECEFSP, Ed Marcos Saba, que trataram de outras questões relevantes para a #CAIXA e seus #gestores. Robert falou ainda dos seus planos à frente da Diretoria que coordena as 10 Superintendências Regionais da Capital Paulista e do seu foco no desenvolvimento e treinamento dos gestores como forma de sustentabilidade. "Mais um importante encontro que saímos com expectativas muito positivas". comentou Mairton. Os agradecimentos ao Ed Marcos Saba, Presidente da AGECEF SP e ao diretor Nilson Moura, que possibilitaram o encontro.

#SomosFENAG #SOMOSAEGECEF #SOMOSDIALOGO #AgendaFENAG

Fale conosco

Por Favor Insira seu Nome
Entrada Inválida
Por favor inserir seu Email
Entrada Inválida
Por favor escreva sua mensagem
Entrada Inválida

Contato

SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 422 - Brasília - DF - 70340-902

61 3223 0240

secretaria-executiva@fenag.org.br

AGENDA DO PRESIDENTE
Assessoria de imprensa

Pesquisar