61 3223.0240

Notícias

Nota de Esclarecimento

A Associação de Gerentes da Caixa (AGECEF) Bahia vem a público esclarecer o caso ocorrido no dia 19 de fevereiro, envolvendo o gerente geral da agência Relógio São Pedro, em Salvador, João Paulo, acusado de discriminação racial por um cliente, sem nem sequer ser lhe dado o direito de defesa.

Diante da gravidade dos fatos, a Associação lembra que é preciso, antes qualquer hipótese de formação de juízo de valor, apurar devidamente o ocorrido, o que foi feito por parte da diretoria durante toda esta terça-feira, 26 de fevereiro de 2019, quando o caso tomou proporções nacionais.

Ao analisar o vídeo, fica claro que o mesmo está editado, ao que parece, para suprimir aquilo que não interessa ao denunciante.

Chama a atenção também o fato de as imagens só terem sido divulgadas dias depois da ocorrência, com os devidos cortes e legendas, feitas pelo próprio reclamante. A gravação é, portanto, fraudulenta, manipulada, além de ser não-autorizada, e tem o único objetivo de manchar a imagem do banco e do seu quadro de pessoal. Atitude que reforça a intenção de desgaste perante a sociedade.

Vale destacar ainda que em momento algum, o gerente autorizou o uso da força policial na agência. No vídeo, usado de forma indevida, o empregado está ao telefone em conversa com a GISEG (Gerência Regional de Segurança), tratando de garantias à sua integridade física numa eventual necessidade de se deslocar até à delegacia, pois mesmo tendo recebido tentativas de intimidação por parte do reclamante, desejava um desfecho administrativo para o caso.

Fato que dá para observar no vídeo, mesmo com edição, se analisado cuidadosamente.

A AGECEF reafirma que as imagens mostram apenas o lado de um dos envolvidos no episódio. Importante atentar que o cliente estava filmando toda a ação, desde que chegou à agência, por volta das 10h do dia 19 de fevereiro. E que ao contrário de sua alegação, não ficou aguardando por atendimento, pois atendido às 10h37, conforme a senha que lhe foi disponibilizada, e este atendimento durou 1h22, pois foi realizado com toda dedicação.

Essa contradição entre os fatos e o relato do reclamante, levanta a suspeita de uma premeditação da ação. Depois de horas pressionando o gerente Pessoa Física, em uma espécie de tortura psicológica, por uma solução imediata, o que era impossível, já que alguns problemas demandam prazo e o reclamante já havia recebido uma resposta da Ouvidoria da Caixa, o gerente geral o chamou para tentar uma solução, também sem sucesso.

Ao chegar à unidade, por volta das 17h, os policiais tentaram convencê-lo a se retirar do local. Conversa que durou até às 18h30. Foi quando o próprio cliente disse que sairia se o gerente fosse para a delegacia com ele. Como o pedido foi negado pelo empregado, o reclamante pediu que o policial desse "seu jeito" para retirá-lo da agência.

Durante toda conversa, em momento algum foi proferida qualquer palavra que insinuasse discriminação racial. Por isso, a cautela, neste momento, é imprescindível. O cenário nacional é difícil e os discursos de ódio dominam as ações de parte da população. Mas, é preciso atentar para as vidas humanas e deixar que a Justiça faça o seu devido papel, ouvindo todos os envolvidos e averiguando as provas que vão além das imagens divulgadas amplamente em rede nacional.

Outros vídeos foram gravados e no local existiam pelo menos mais 10 pessoas presenciando os fatos e que podem confirmar o que realmente aconteceu. Toda ocorrência pode ser constatada ainda pelo circuito de interno de câmeras, com toda movimentação filmada dentro da unidade.

A Associação de Gestores da CAIXA da Bahia (AGECEF/BA) lamenta o ocorrido e lembra que é contra qualquer tipo de discriminação e ciente da sua responsabilidade perante a sociedade, está à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Salvador-BA, 27 de fevereiro de 2019.

 

Encontros Regionais das AGECEFs

Neste sábado, 16/02, estão acontecendo em Juazeiro do Nordeste/CE, Palmas/TO, Cuiabá/MT e Ribeirão Preto/SP os encontros regionais de 25 AGECEFs de todo país. A AGECEF/CE é a anfitriã da região norte, com seu presidente José Valnei, juntamente com Mairton Neves - Presidente da FENAG e Antonio Messias - VP da Região, que recepcionaram os participantes. A FENAG Férias está sendo representada por Nilson Moura, Diretor de Relacionamento.

Cybelle Patrícia de Andrade, Presidente da AGECEF/TO, anfitriã da região norte, recebeu Fernando Guerreiro, VP Regional e Regimário Araújo, representando a FENAG. Para representar a FENAG Férias, a presença do Ari Cirilo da Silva - Diretor de Relacionamento da RDC Férias, parceira da FENAG e das AGECEFs. 

Em Cuiabá, o presidente da AGECEF/MT, Thiago Carvalho e Tabarê Marçal - VP da região, receberam os associados e convidados, bem como o Diretor de Relações Institucionais da FENAG, Marconi Araújo. O Gerente Comercial da RDC fez a apresentação da FENAG Férias.

Na região Sudeste, Lucas Alves Júnior, presidente da AGECEF/SPI, acolheu os associados e demais convidados juntamente com o VP regional, Heitor Menegale. A palestra sobre a FENAG Férias será apresentada pelo Coordenador da RDC, Odair Sábio Gonçalves – Coordenador.

Nas reuniões estão reunidos aproximadamente 150 participantes, os quais apresentam propostas que serão deliberadas e encaminhadas para o encontro nacional, 64º ENAGECEF/SP, nos dias 15 e de 16 de março. Já temos confirmado todo o colegiado do Crato.

Neste sábado, 16/02, acontecerão em quatro regiões os encontros das AGECEFs. 

Região Sudeste – São 8 AGECEFs, terá a participação de 7:

  • AGECEF anfitriã: AGECEF SPI, realizado em Ribeirão Preto
  • Presidente: Lucas Alves Mendonça Júnior
  • VP Regional: Heitor Menegale
  • Representante FENAG: Vice-Presidente Pedro Sérgio Barbosa (Pepô)
  • Representante FENAG Férias: Odair Sábio Gonçalves - Coordenador 
  • Previsão de público: 18 participantes

Região Centro Oeste – São 4 AGECEFs, todas participarão:

  • AGECEF anfitriã: AGECEF/MT, realizado em Cuiabá/MT
  • Presidente: Thiago Serra Ferreira de Carvalho
  • VP Regional: Tabarê Ribeiro Marçal
  • Representante FENAG: Diretor de Relações Institucionais Marconi Apolo Dutra Araújo
  • Representante FENAG Férias: Leandro Adam Lopes Gerente Comercial
  • Previsão de público: 31 participantes

Região Norte – São 6 AGECEFs, 4 participarão:

  • AGECEF anfitriã: AGECEF/TO, realizado em Palmas/TO
  • Presidente: Cybelle Patrícia Ferreira de Andrade
  • VP Regional: Fernando Pereira Guerreiro
  • Representante FENAG: Diretor Administrativo e Financeiro Regimário Carneiro de Araújo
  • Representante FENAG Férias: Ari Cirilo da Silva Diretor de Relacionamento da RDC Férias
  • Previsão de público: 42 participantes

Região Nordeste – São 10 AGECEFS, todas participarão:

  • AGECEF anfitriã: AGECEF/CE, realizado em Juazeiro do Norte
  • Presidente: José Valnei Carneiro
  • VP Regional: Antônio Messias Rios Bastos
  • Representante FENAG: Presidente Mairton Neves
  • Representante FENAG Férias: Nilson Moura Diretor de Relacionamento da FENAG Férias
  • Previsão de público: 55 participantes
O Diretor de Representação Institucional da FENAG, Marconi Apolo, foi recebido na quarta feira (06), pelo Deputado Federal Tulio Gadelha (PDT/PE) em seu Gabinete na Câmara dos Deputados.

O Diretor de Representação Institucional da FENAG, Marconi Apolo, em viagem para cumprir agenda da Federação em Brasília, foi recebido na quarta feira (06), pelo Deputado Federal Tulio Gadelha (PDT/PE), em seu Gabinete na Câmara dos Deputados.

Na ocasião, o Diretor apresentou a FENAG, fazendo um breve histórico da atuação em defesa da CAIXA. Aproveitou o momento para falar sobre o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Publicas e a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos. O parlamentar, que está em seu primeiro mandato, colocou-se à disposição para a defesa da CAIXA, enquanto empresa pública, pelo reconhecimento da importância dela para a Sociedade Brasileira.

Marconi Apolo o presenteou com o livro Se é Público, é Para Todos, distribuído pelo Comitê. Tulio Gadelha vem se destacando pela sua atuação, em Pernambuco, na defesa de causas sociais.


Tulio Fenag 2
Tulio Fenag
Tulio Fenag 3
6º Fórum dos Presidentes das AGECEFs

Aconteceu, no último sábado, no NOVOTEL JARAGUÁ CONVENTION, capital paulista, o 6º Fórum dos Presidentes das AGECEFs.

O Evento, promovido pela FENAG, congrega AGECEFs de todo país e traz para reflexão o mote "Qual AGECEF queremos para o mundo que se descortina?".

A proposta do evento foi a reflexão e a discussão de temas relevantes, de interesse da classe de gestores, além da apresentação do planejamento da FENAG para o ano de 2019.

Confira as fotos!


Fale conosco

Por Favor Insira seu Nome
Entrada Inválida
Por favor inserir seu Email
Entrada Inválida
Por favor escreva sua mensagem
Entrada Inválida

Contato

SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 422 - Brasília - DF - 70340-902

61 3223 0240

secretaria-executiva@fenag.org.br

AGENDA DO PRESIDENTE
Assessoria de imprensa

Pesquisar