61 3223.0240

Notícias

GT FUNCEF presta contas com Entidades sobre propostas de alteração estatutária

A FENAG representada pelo seu Presidente Mairton Neves participou hoje pela manhã no Espaço Funcef – Térreo do Edifício Corporate em Brasília de uma importante reunião entre o GT Funcef – Alteração do Estatuto e as entidades representativas dos empregados Caixa.

Na pauta, o GT fez uma devolutiva das propostas de alteração do Estatuto Funcef recebidas das entidades, e abriu espaço para algumas sugestões e críticas à forma como está sendo conduzido o processo de revisão estatutária pelo GT.

Segundo membros do Grupo de Trabalho, existem muitas convergências nas sugestões propostas pelas entidades e algumas divergências importantes. Os pontos mais polêmicos serão encaminhados pelo GT ao Conselho Deliberativo para decidir, após ouvidas as propostas dos participantes individuais que serão chamados a opinar sobre o que está sendo construído até o momento.

Propostas que mereceram destaque na reunião de hoje:

- Fim do Voto de qualidade – As entidades propõem o fim, mas o GT entende que é polêmico e levará a apreciação dos CD;

- Alteração da Sistemática Eleitoral - GT Propõe alterar sistemática, possibilitando candidaturas avulsas, mas parte das entidades defende a manutenção do formato como está.

- Alteração da quantidade de membros da Diretoria Executiva – diversas propostas. Proposta de alteração seguiu para o CD.

- Política de Alçada – O GT atendendo a sugestões de várias entidades, entre elas e FENAG, está sugerindo redução de 2 para 0,5% do patrimônio do Fundo..

- Comitê de Assessoramento Técnico – Manutenção da redação proposta, mantendo o comitê como opinativo e não mais uma instância deliberativa, como sugerido por uma entidade.

- Fornecimento de informações – De cunho Geral e de cunho específico

- A proposta mais polêmica trata da alteração no estatuto que permite que a Funcef se torne referência em transparência nas informações. Todas as entidades entenderam que o texto proposto não garante esta transparência e as entidades farão uma nova redação para submeter ao GT para análise e posterior encaminhamento nas outras instâncias.

Foi proposto ainda pelas entidades, após a leitura das alterações, marcar uma nova reunião com o Conselho Deliberativo da Funcef para tratarmos dos pontos mais polêmicos. O GT dará retorno sobre a viabilidade do encontro.

Estamos construindo um Estatuto que garanta maior Compliance (conformidade) e Governança Corporativa a Funcef.

Todos os participantes serão chamados a opinar também sobre esta importante matéria!

Este é o nosso papel!

Não abra mão deste direito!

FENAG

Fale conosco

Por Favor Insira seu Nome
Entrada Inválida
Por favor inserir seu Email
Entrada Inválida
Por favor escreva sua mensagem
Entrada Inválida

Contato

SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 422 - Brasília - DF - 70340-902

61 3223 0240

secretaria-executiva@fenag.org.br

AGENDA DO PRESIDENTE
Assessoria de imprensa

Pesquisar