61 3223.0240

Notícias

1º de Maio: Dia de Mobilização

O feriado mundial de 1º de Maio, em alusão ao Dia Internacional do Trabalho, não deve ser apenas mais uma data assinalada no calendário para a contagem regressiva da tão esperada folga das exaustivas atividades laborais, o lazer em família e com os amigos, o descanso da corrida e atarefada rotina nem mesmo se limitar a uma pontual reflexão sobre os avanços históricos perdidos com os atuais retrocessos nas relações trabalhistas no Brasil.

A atual conjuntura exige um dia de intensa mobilização dos trabalhadores, inclusive, nós, bancários. A imposição à categoria bancária de metas cada vez mais arrojadas, quase inexequíveis, somada à escassez de braço para cumpri-las, é o suficiente para ilustrar bem uma das muitas e legítimas razões que deveriam nos servir como motivação para nos unir na luta por relações trabalhistas justas. Até mesmo os bancos públicos, que já foram sinônimos de emprego estável e de qualidade, não fogem às recorrentes baixas em massa com seus planos de demissão voluntária.

Somente a CAIXA, com sua estratégia de racionalização estrutural e de dispêndios como reação à imperativa modernização do setor, levou ao egresso de quase 10 mil empregados nos últimos anos em todo o Brasil. É bem verdade que isso gerou um aumento recorde no lucro anual, mas a que preço? Milhares de empregados vem adoecendo física, emocional e mentalmente em decorrência das intensas e diárias pressões nas cobranças pelo alcance dos resultados impostos e o falso sentimento do dever não cumprido. Sem contar aqueles muitos outros que aderiram aos PDVs justamente por esta mesma razão.

Não podemos nos permitir esmorecer. Aproveitemos esta data para refletirmos acerca de todo nosso histórico de lutas e árduas conquistas ao longo de décadas e façamos dela muito mais que um simples feriado simbólico, nos unindo, nos organizando e nos mobilizando pelos dias do trabalho que, a todos nós, são todos os dias. Lutemos como aguerridos empregados da CAIXA que sempre fomos.

Carlos Jairo Limberger Hahn
Diretor de Relações do Trabalho e Qualidade de Vida

Fale conosco

Por Favor Insira seu Nome
Entrada Inválida
Por favor inserir seu Email
Entrada Inválida
Por favor escreva sua mensagem
Entrada Inválida

Contato

SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 422 - Brasília - DF - 70340-902

61 3223 0240

secretaria-executiva@fenag.org.br

AGENDA DO PRESIDENTE
Assessoria de imprensa

Pesquisar