NOTÍCIAS

26
Out

A falta de estrutura na CAIXA para atender o Consignado do Auxílio Brasil leva a FENAG a acionar o MPT

Hoje (26), a Federação Nacional das Associações dos Gestores da Caixa Econômica Federal - FENAG protocolou ofício no Ministério Público do Trabalho – MPT requerendoque sejam adotadas medidas no sentido de prover as agências da Caixa dos recursos compatíveis com a demanda apresentada, de forma a preservar a saúde dos bancários, bem como garantir atendimento digno aos beneficiários do Programa Consignado do Auxílio Brasil. 

A sobrecarga dos sistemas de tecnologia da informação, que demonstrou insuficiência de processamento da demanda, a superlotação das agências, a inconsistência dos sistemas de cadastro CADUNICO, a ausência de escalonamento de atendimento e a deficiência de lotação de empregados denotam ausência de planejamento para implementação de ação de tamanho vulto. 

Como se não bastasse, os canais alternativos de atendimento – unidades lotéricas, correspondentes bancários e o aplicativo CAIXA TEM – não têm sido suficientes para aliviar a carga de trabalho das agências, o que aumenta a sobrecarga de trabalho dos empregados da Caixa, adicionado ao fato de que a Caixa emite mensagens SMS aos beneficiários, orientando que se dirijam às agências, já tomadas por extraordinário fluxo de público. 

Desde que foi implantado, no último dia 11 (outubro), a ação que pode atingir mais de vinte milhões de brasileiros, torna impossível o atendimento, ainda que precário, dada à inadequação de estrutura e indisponibilidade de recursos humanos e tecnológicos para tanto. 

Acrescentamos que a Caixa, em demonstração de insensibilidade ante à situação apresentada, mantém a cobrança de metas cada vez mais ousadas, trazendo intranquilidade e adoecimento dos empregados, o que se denota a partir do crescente índice de absenteísmo. 

Buscamos desta forma proporcionar um melhor atendimento aos clientes da Caixa e seus empregados, através do planejamento adequado das ações e recursos necessários.


Notícias Relacionadas

9º FÓRUM DOS PRESIDENTES DAS AGECEFs discute mudanças para uma nova CAIXA

Chapa 1 - Movimento pela Saúde - apoiada pela FENAG - é eleita com 71,14% dos votos para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa.

FENAG abre agenda oficial de 2023

FENAG e entidades discutem futuro da CAIXA com a nova presidenta do banco, Rita Serrano

FENAG e AGECEFs prestigiam a posse de Rita Serrano nas celebrações dos 162 anos de existência da CAIXA

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br