NOTÍCIAS

28
Out

30 de outubro: 37 anos da Campanha “6 HORAS JÁ!”

Data é um dos mais importantes marcos da história dos empregados da Caixa: a conquista da jornada de seis horas.

 

Amanhã, 30 de outubro de 2022, fará 37 anos que os empregados da Caixa conquistaram uma de suas mais importantes vitórias na história da categoria bancária: a jornada diária de seis horas, implementada em 1º de janeiro de 1987. A paralisação quase geral também garantiu outro direito constitucional de todos os trabalhadores: a sindicalização. 

Até então, os economiários cumpriam jornada de trabalho de oito horas por dia. Também não tinham permissão para se filiarem aos sindicatos da categoria. Aqueles que optavam pela jornada de seis horas, tinham os salários reduzidos e eram impedidos de assumir funções de confiança. Quem ingressava na Caixa, a partir de 1981, era admitido como auxiliar de escritório com metade da remuneração dos escriturários, mesmo exercendo a mesma função. Além disso, toda reclamação trabalhista era registrada na Justiça Federal e não naquela do Trabalho.

Foi neste cenário desigual e injusto que os empregados da Caixa se uniram para debater suas demandas comuns, se reconheceram como bancários e defenderam a jornada de seis horas e o direito à filiação às entidades sindicais da categoria bancária.

A partir daí, os empregados da Caixa, mais unidos, fortalecidos e confiantes, passaram a promover campanhas por condições justas de trabalho, planos de cargos e salários, planos de saúde e revogação do normativo que permitia a demissão sem justa causa (RH-008). Muitos foram afastados das funções, perderam o emprego, tiveram descontados os dias de paralisação e foram transferidos arbitrariamente.

Diversas campanhas permanecem até hoje como a defesa da Caixa 100% pública, a reposição dos milhares de empregados aderentes aos Planos de Demissão Voluntária, a manutenção do custeio do Saúde Caixa e a participação na gestão da Funcef.

Inspirada por esta e outras conquistas históricas dos empregados da Caixa e dos bancários, sete anos depois, a FENAG era fundada com a missão de representar os gestores da Caixa na defesa de seus direitos por relações trabalhistas justas e por uma Caixa pública a todos os brasileiros, perante os poderes públicos e a sociedade. Ainda hoje, com quase 30 anos de fundação, se mantém firme neste propósito.

A FENAG parabeniza os empregados e aposentados da Caixa bem como as entidades representativas dos bancários parceiras por esta importante conquista que tanto transformou a vida de milhares de trabalhadores e suas famílias.

Muito obrigada! Contem conosco!

Fonte: Fenae

Notícias Relacionadas

9º FÓRUM DOS PRESIDENTES DAS AGECEFs discute mudanças para uma nova CAIXA

Chapa 1 - Movimento pela Saúde - apoiada pela FENAG - é eleita com 71,14% dos votos para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa.

FENAG abre agenda oficial de 2023

FENAG e entidades discutem futuro da CAIXA com a nova presidenta do banco, Rita Serrano

FENAG e AGECEFs prestigiam a posse de Rita Serrano nas celebrações dos 162 anos de existência da CAIXA

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br