NOTÍCIAS

07
Dez

Rita Serrano lança autobiografia - Sábado, 10/12, às 17h, no Sindicato dos Bancários do ABC

Tem cheiro de livro novo (e bom) no ar. A conselheira de Administração da Caixa, reeleita representante dos (e pelos) empregados do banco público, no 1º turno com 91% dos votos, em 2019, lançará seu novo livro “Rompendo Barreiras”, neste sábado (10/12).

A obra autobiográfica é um inspirador retrato de coragem e força. Resgata a história da vida de Rita forjada na luta desde sua infância na família humilde da classe operária do ABC, seu primeiro trabalho ainda adolescente até sua aprovação no concurso para a Caixa Econômica Federal aos 20 anos de idade, que, em muitos momentos, se mistura com importantes fatos da política regional e nacional. 

Rita também relata os inúmeros desafios ainda enfrentados pelas mulheres para conquistarem seus espaços de liderança, retratando a injusta realidade sofrida por milhares de empregadas do maior banco público da América Latina: “divido minha experiência para motivar outras mulheres a se desafiarem na vida pública para construir a política e a vida que queremos”, diz a autora. 

O livro reúne ainda uma seleção de artigos assinados por Rita em defesa da Caixa 100% pública e demais empresas estatais, de sua desafiadora experiência como única representante dos empregados do Conselho de Administração da Caixa no combate à privatização e ao assédio, e da necessidade da presença das mulheres nestes espaços de poder para democratizá-los e torná-los reais meios de controle social. 

Rita Serrano também é autora do livro “Caixa, banco dos brasileiros'', sobre a história do banco público e sua importância para o desenvolvimento do país e co-autora de “Se É Público, É Para Todos”, lançados em 2018. 

Um pouco mais sobre Rita
Natural de Santo André, região do Grande ABCD de São Paulo, Rita é empregada da Caixa há 33 anos, onde exerceu várias funções. Também é diretora da Fenae e coordenadora do Comitê em Defesa das Empresas Públicas. Em 2017, foi eleita primeira mulher representante dos empregados no CA, ao cumprir mandato de quatro nos na suplência, e reeleita em 2019 e 2022. Presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC por dois mandatos (de 2006 a 2012) e atua no movimento social e em defesa do patrimônio público há mais de 30 anos. Lecionou em cursos de Administração Pública e, em 2017, lançou livro sobre o desenvolvimento socioeconômico do ABC paulista, fruto de pesquisa acadêmica. É mestre em Administração, especialista em Governança para Conselheiros de Administração, historiadora e socióloga. Ainda é mãe, esposa, filha e mulher militante rompendo barreiras. 





 

Serviço
Rita Serrano lança livro “Rompendo Barreiras” 
Data: 10/12/2022 
Horário: 17h 
Local: Sede Social do Sindicato dos Bancários do ABC (Rua Xavier de Toledo, 268 - Centro - Santo André)

Notícias Relacionadas

9º FÓRUM DOS PRESIDENTES DAS AGECEFs discute mudanças para uma nova CAIXA

Chapa 1 - Movimento pela Saúde - apoiada pela FENAG - é eleita com 71,14% dos votos para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa.

FENAG abre agenda oficial de 2023

FENAG e entidades discutem futuro da CAIXA com a nova presidenta do banco, Rita Serrano

FENAG e AGECEFs prestigiam a posse de Rita Serrano nas celebrações dos 162 anos de existência da CAIXA

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br