NOTÍCIAS

21
Mar

68º ENAGECEF consagra movimento associativo dos gestores da Caixa

Participação de Rita Serrano, transmissão ao vivo e recordes de público, de novos participantes e de propostas deliberadas marcaram o Encontro. 

A sexagésima oitava edição do ENAGECEF – ENCONTRO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DOS GESTORES DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL cumpriu com louvor a promessa de ser uma das maiores edições do maior evento dos gestores da Caixa e superou expectativas do público, em 17 e 18 de março, no Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, São Paulo, capital. 


60 dias de gestão de Rita Serrano 



Após 15 anos, o ENAGECEF voltou a ter a presença de um presidente do banco público. O ápice do Encontro foi a participação marcante de Rita Serrano, presidenta da Caixa, na abertura do segundo dia. 

Sob olhares atentos e esperançosos da plateia, Rita apresentou, por três horas, um balanço das entregas nos 60 dias de sua gestão à frente do banco. Em governança, por exemplo, mencionou o planejamento estratégico institucional que prevê a revisão do estatuto da Caixa com objetivo de modernizar a atuação do banco, em discussão e aprovação nos órgãos internos. No fim, respondeu diversas dúvidas dos empregados presentes. 

Rita mencionou a presença do ex-presidente da FENAG e atual consultor estratégico da Presidência da Caixa, Mairton Neves, como uma das joias forjadas no movimento associativo dos gestores do banco. 

O poder de transformar da liderança humanizada 



Um grande momento muito esperado pelo público do evento e de grande repercussão foi a palestra de Eduardo Moreira, o maior influenciador digital do Brasil na categoria Economia. A transmissão ao vivo foi acompanhada por associados das AGECEF de todo o Brasil pelos canais da FENAG no YouTube e Facebook. 

Com olhar, gestos e voz vibrantes, Eduardo emocionou ao criticar o degradante sistema financeiro atual e demonstrar confiança no poder transformador de uma nova liderança humanizada para a reconstrução da Caixa e desenvolvimento do Brasil. “Daqui a cem anos, vocês não serão lembrados nos livros de História pelo lucro que geraram ao banco, mas pelos milhares de vidas salvas na pandemia com o atendimento humanizado”, enalteceu. 

Recorde de público e de propostas deliberadas 



O Conselho Deliberativo da FENAG também teve seu brilho. O saldo do primeiro dia de 12 horas de trabalho foi positivo: recorde de público com 220 representantes das 31 AGECEF de todo o país, 132 propostas das bases deliberadas para entrega à Direção da Caixa sobre 10 temas como Saúde Caixa, Funcef e Bônus Caixa. 



O tradicional “batismo” de calouros no ENAGECEF também teve o maior número de estreantes. Os 38 novatos foram unânimes ao declararem terem suas expectativas superadas e promessas de retornarem nos próximos. A maior delegação foi da AGECEF/SC com 19 participantes. 

Protagonismo feminino por uma nova Caixa 



As presidentas e diretoras das AGECEF (BH, Giuliana Pardini; RIO, Maria de Oliveira e Sonia Eymard; SP, Fernanda dos Anjos e Adriana Santana; e PI, Fábia Le Lonnes, diretora de Marketing da FENAG) entregaram o manifesto “Coletivo Mulheres na Liderança da Caixa” a Sérgio Takemoto, presidente da FENAE; ao deputado Marcolino. 

No documento, Fábia, Fernanda, Giuliana, Maria, Sonia e mais seis lideranças femininas de associações e sindicatos de empregadas e empregados da Caixa, apoiam e defendem a necessidade da participação de líderes femininas na reconstrução da Caixa. A primeira a receber o material foi Rita Serrano no último dia 10. 

Liderança humanizada por uma nova Funcef 



O vice-presidente do Conselho Deliberativo da FENAG e da Diretoria da AGECEF/BH, Rogério Vida, diretor de Administração e Controladoria da Funcef eleito; representando a Presidência da Fundação, falou sobre a atual política de investimentos que possibilita a gestão ativa da carteira, monitoramento permanente de riscos e flexibilidade na alocação de ativos para explorar melhores oportunidades de maior rentabilidade. 

Os conselheiros eleitos deliberativo, Nilson Moura (membro da FENAG), e fiscal, Samio Cássio (diretor Administrativo e Financeiro da AGECEF/BA), aproveitaram a participação como integrantes do movimento associativo dos gestores da Caixa e falaram sobre a importância de ser participante da Funcef e contribuir com 12% para uma aposentadoria segura, como do papel fiscalizador do colegiado para a governança e sustentabilidade da Fundação. 

Liderança do movimento sindical dos bancários



Outro painel bastante elogiado pelo público foi do deputado estadual de São Paulo, Luiz Claudio Marcolino, umas das maiores lideranças do movimento sindical dos bancários em São Paulo falou acerca da importância do engajamento da categoria para o fortalecimento das entidades representativas e da manutenção de direitos e de novas conquistas. 

Humanização também na liderança do Saúde Caixa



O vice-presidente Centro-oeste e um dos fundadores da FENAG, Zani Carrascosa, recém-empossado conselheiro eleito dos usuários do Saúde Caixa,  falou sobre as reivindicações por novos credenciamentos nas cidades do interior, na primeira reunião do colegiado na última quarta-feira (15/3), logo após a posse. 

Legado de liderança humanizada



Ao final, a Diretoria da FENAG homenageou o ex-presidente Mairton com uma placa e um emocionante vídeo de agradecimento com os melhores momentos de sua gestão na Federação. 
Liderança em constante desenvolvimento



Os instrutores e sócios da parceira Leader Academy Liderança & Resultados, Kléber Paz e Rosaura Fontoura, falaram sobre liderança sistêmica e sortearam 2 DISC – Assessment, 7 sessões de coaching e mentoria e brinde entre os presentes. Também sortearam, entre as AGECEF, vales de 50% de desconto para 1 turma de PSI para 6 pessoas, 2 oficinas de Gestão e Liderança para 20 pessoas (on-line) e até 40 pessoas (presencial). 

Movimentos associativo e sindical unidos por uma nova Caixa 

Lideranças de associações e sindicatos dos empregados e aposentados da Caixa prestigiaram o 68º ENAGECEF. Estiveram presentes: Carlos Lima, diretor de Esportes da Fenae; Edgard Lima, presidente da Fenacef; Geraldo da Silva Júnior, diretor-presidente da Aneac; Giuliano da Silva, diretor da Social Caixa; Leonardo Quadros, presidente da Apcef/SP; Marcelo Silveira, presidente da AudiCaixa; Rafael Castro, diretor da Contraf-CUT; Sérgio Takemoto, presidente da Fenae; e Vânia Lacerda, presidenta da Apea/SP. 

O 69º ENAGECEF será em outubro, em São Paulo, capital. 

Notícias Relacionadas

CAIXA ESCLARECE À FENAG SOBRE FORMULÁRIO DE ADESÃO DO PDV

Sucesso! Encontros Regionais reúnem todas as AGECEFs do Brasil!

FENAG participa do evento CONEXÃO FENACEF

FENAG E ONG MORADIA E CIDADANIA DISCUTEM AÇÕES CONJUNTAS PARA 2024

CAIXA LANÇA CONCURSO PÚBLICO, ANTIGA REIVINDICAÇÃO DOS EMPREGADOS

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br