Com aval da PREVIC, equacionamento da FUNCEF segue para implementação.
Data: 25 de Fevereiro de 2025
A aprovação, pela PREVIC, da proposta de redução do equacionamento do REG/REPLAN Saldado da FUNCEF representa o fim do trâmite junto aos órgãos reguladores. Com isso, sua implementação já é uma realidade e poderá ser aplicada na folha de pagamento de março/2025. A proposta prevê uma redução de 43% no valor das parcelas das contribuições adicionais destinadas ao equacionamento do déficit do plano.
Elaborada pela FUNCEF e pela Patrocinadora, a proposta foi apresentada às entidades representativas dos empregados da CAIXA e submetida à consulta junto aos participantes e assistidos no segundo semestre de 2024.
Em outubro, foi aprovada pela Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo da FUNCEF e, em novembro, pelos órgãos estatutários da CAIXA. Foi recebida pela SEST, em dezembro, e permaneceu em análise até a segunda quinzena de fevereiro, devido ao número reduzido de analistas. O trabalho foi concluído e a aprovação anunciada em 18 de fevereiro, com encaminhamento à PREVIC, que deu seu aval à proposta.
Marconi Apolo, Presidente da FENAG, destaca que esse avanço representa um grande alívio aos que aderiram ao Plano REG/REPLAN Saldado, especialmente aposentados e pensionistas, que sofreram maior impacto financeiro. “A FENAG participou das discussões para aprimoramento da proposta e defendeu a consulta aos participantes e assistidos. Estivemos também em agendas com a SEST, reforçando a necessidade de agilidade no processo.”
Essa implementação não encerra a atuação das entidades. É fundamental continuar trabalhando para sanar integralmente o equacionamento e acompanhar a gestão dos planos de forma independente e responsável, sempre representando os interesses dos participantes e assistidos.
Segundo o Diretor da DIACO, Rogério Vida, esta aprovação em tempo recorde e todo o processo iniciado por um estudo técnico do GT, composto entre CAIXA e FUNCEF, representa uma construção coletiva, com atuação efetiva da FENAG, além de outras entidades representativas "A FUNCEF fará o empenho necessário aos ajustes devidos na folha de pagamento dos assistidos e ativos. É, para mim, uma satisfação ter participado ativamente na defesa de toda esta proposta, desde o seu início".