NOTÍCIAS

05
Mai

73º ENAGECEF: Saúde e Bem-Estar para Todos

Data: 28 de Abril de 2025

Nos dias 25 e 26/04, São Paulo foi palco do 73º Encontro Nacional da FENAG (ENAGECEF), evento que reuniu mais de 210 gestores de 32 AGECEF’s filiadas à Federação, representando uma base de mais de 20 mil associados. Esse marco no calendário da categoria foi uma oportunidade de estreitar o vínculo com os associados e refletir sobre o fortalecimento do movimento, evidenciado pela alta participação e pelo compromisso com a construção de soluções conjuntas.

25/04: CONDEL e Propostas das Bases

O primeiro dia foi dedicado ao CONDEL, onde as propostas oriundas dos encontros regionais foram debatidas. Cerca de 30 propostas foram analisadas, todas com o intuito de fortalecer a representação dos gestores da CAIXA e apresentar melhorias à administração. Fábia Le Lonnes, presidenta do CONDEL da FENAG, destacou a importância do conselho, afirmando:
“O CONDEL é mais do que um espaço de deliberação, é escuta e acolhimento.”
Essas discussões foram essenciais para o alinhamento das ações que visam promover mudanças concretas dentro da instituição, com foco nas necessidades reais da base.

Marconi Apolo, presidente da FENAG, também reforçou:
“As propostas vieram da base e são fundamentais para avançarmos em mudanças concretas na CAIXA.”
A força e a unidade dos gestores ficaram evidentes com a troca de ideias e a busca por soluções que representem todos os membros da categoria.

Atividade de Bem-Estar e Relaxamento

O dia ainda contou com uma atividade de relaxamento conduzida por Yukina Suzuki, instrutora de yoga, e pela equipe da Karuna Thai Massagem. A sessão proporcionou um momento essencial de tranquilidade e renovação de energia para os participantes, equilibrando corpo e mente. Essa prática trouxe alívio em meio às discussões intensas e preparou os gestores para os desafios do evento.

26/04: Abertura Solene do 73º ENAGECEF

O segundo dia marcou a abertura solene do 73º ENAGECEF, realizada no Teatro Jaraguá, no Hotel Nacional Inn, em São Paulo, dando início à parte central do evento. O encontro contou com a presença de lideranças que reafirmaram o compromisso com a saúde, o bem-estar e a valorização dos empregados da CAIXA.

Compromisso com a Saúde e o Bem-Estar

Durante o evento, as lideranças destacaram a importância de priorizar a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores. Foram discutidos temas como a crise da saúde mental, a necessidade de ações rigorosas contra o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e a relevância da saúde preventiva, aspectos centrais nas pautas de defesa dos direitos dos empregados.

Michele Venzo, presidenta da ANACEF, e Marcelo Silveira, vice-presidente da AudiCAIXA, alertaram para a crise da saúde mental. Fábia Le Lonnes, presidenta do CONDEL da FENAG, defendeu medidas mais rigorosas contra o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Já Juvandia Moreira, presidenta da CONTRAF, enfatizou a importância da saúde preventiva.

Também estiveram presentes e reforçaram, por meio de suas falas ou representações institucionais, o compromisso com a valorização dos empregados da CAIXA:

- Maria Salete Cavalcanti, consultora da CAIXA, representando o presidente da CAIXA, Carlos Vieira;
Sérgio Takemoto, presidente da FENAE;
- William Louzada, coordenador da mesa de negociação da CONTEC;
Luciano Macedo, presidente da ANEAC;
Marconi Apolo, presidente da FENAG, que destacou a importância da troca entre os gestores e a Administração da CAIXA.


A presença de todas essas lideranças evidenciou a convergência de esforços em torno de pautas essenciais como saúde, bem-estar, prevenção e respeito no ambiente de trabalho.

Painel CORED no 73º ENAGECEF: Gestão e Estratégia com Alessandro Maciel

Durante o evento, Alessandro Maciel conduziu o painel da Corregedoria da CAIXA (CORED), destacando o papel estratégico da área na promoção da integridade e da conduta ética dentro da instituição.

A composição do painel também contou com:

- Heitor Menegale, diretor de Relacionamento com os Aposentados da FENAG;
- Maria Oliveira, vice-presidenta da FENAG.


O momento foi aberto à participação dos gestores, que puderam fazer perguntas e contribuir com a discussão.

Painel VIVAR no 73º ENAGECEF

No segundo momento do encontro, o painel da VIVAR foi conduzido por Matheus Sinibaldi, diretor executivo da Rede Varejo e Adimplência da CAIXA. O debate também contou com:

- Silvana Goulart, presidenta da AGECEF/RN e membro do Conselho de Diversidade;
- Marconi Apolo, presidente da FENAG.

Projetos Sociais e Sustentabilidade

Um dos grandes destaques foi a apresentação do projeto FENAG Impacta, uma iniciativa voltada ao fortalecimento de ações sociais em parceria com as AGECEF’s e a ONG Moradia e Cidadania.

Jerry Fiusa, coordenador da ONG, apresentou os resultados do edital lançado em 2024, que contemplou oito projetos sociais com um aporte de R$ 20 mil cada. As ações visam promover o desenvolvimento sustentável, o incentivo ao empreendedorismo e a equidade de gênero, entre outros eixos de impacto social.

Desafios e Propostas para o Futuro

O 73º ENAGECEF também foi espaço para debater propostas de mudanças estruturais dentro da CAIXA. Um dos temas foi a entrega de um ofício à presidência da instituição, questionando o processo de demissão das telefonistas terceirizadas.

A FENAG cobrou esclarecimentos sobre o impacto financeiro e humano da medida, ressaltando a importância de preservar o compromisso com uma gestão responsável e a proteção dos empregados.

Notícias Relacionadas

FENAG SE REÚNE COM A VIPES PARA DEFENDER AJUSTES NO SUPER CAIXA

FENAG presente na celebração dos 20 anos da Revista da ADVOCEF

FENAG participa da posse de Maria Rita Serrano na presidência do DIAP

Rodoarte – Dança e Inclusão sobre Rodas

MARANHÃO | Hortas Comunitárias – Centro do Primo

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br