NOTÍCIAS

16
Jan

FENAG – Desafios, Ações e Inovações

O mundo passa por transformações significativas. Nós humanos, fomos convocados a uma reflexão global, sobre diversos aspectos: como vivemos, consumimos, nos relacionamos com outros seres e com a natureza, como convivemos com nós mesmos. Os impactos da pandemia da covid-19 na dinâmica do planeta terra, pode alterar completamente o nosso jeito de trabalhar, estudar e se relacionar. 

Na Fenag, estamos implementando alguns movimentos e ações inovadoras nas diversas áreas de atuação, visando acompanhar o ritmo das mudanças, dentre elas a discussão da criação de uma cultura digital na Fenag e a entrega mais recente, este novíssimo site, um canal de relacionamento que você acessa neste momento.

Já que mencionamos o novo site, vamos começar pela área da Comunicação. Com uma interface totalmente renovada, mais intuitiva e dinâmica, você tem acesso às últimas notícias e outras informações do Movimento Gerencial como eventos, ações e demais iniciativas. Também é possível consultar os balancetes financeiros da Federação atualizados mês a mês para assegurar a transparência de nossa gestão.

Também inovamos em nossa plataforma online de cadastros de associados das 31 AGECEFs filiadas de todo o Brasil, o SIAG+, Sistema Integrado de Associações de Gestores que possibilita a inclusão, atualização e exclusão de cadastros. Antes da implementação, promovemos treinamentos com as secretarias no ENAGECEF e realizamos diversos testes na versão beta a fim de concluir ajustes aperfeiçoando as ferramentas de acordo com as necessidades das AGECEFs. Nos últimos encontros regionais, já pudemos estrear o sistema com o lançamento das propostas da base no banco de dados que foram apresentadas, editadas e alinhadas no Encontro Nacional.

Na área de Relações Trabalhistas, conquistamos os 10 dias de descanso para os Gerentes Gerais que atuaram no atendimento aos Programas Sociais, com participação decisiva da FENAG.

Durante a pandemia enviamos sugestões quase diariamente à empresa, propondo melhorias de processos, sistemas e nível de segurança para os empregados e demais prestadores de serviço. Muitos dessas sugestões já foram atendidas como por exemplo a revitalização e uso do Caixa Tem que está se tornando o maior banco digital do mundo, a testagem dos empregados e prestadores, disponibilização adequada de EPIs, contratação de vigilantes e outras ainda não adotadas. A alteração dos parâmetros nos limites de saque nos terminais de Caixa foi também umas das propostas apresentadas pela Fenag que hoje melhoraram a eficiência e as condições de trabalho na Caixa.

Na Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas, tivemos o lançamento da Ação Educacional Líder do Futuro, uma parceria que envolveu a Amana Key, as AGECEFs, a FENAG e mais de cinquenta instrutores internos da Caixa, com a qual foram treinados mais de três mil gestores da Caixa nas cinco regiões do Brasil em menos de seis meses de ações, tendo a participação e engajamento de diversos superintendentes da CAIXA como treinandos, juntamente com os demais Gestores.

Nos reunimos com o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães e outros vice-presidentes da VIPES, VIRED e VITEC na matriz e em outras ocasiões, onde discutimos o futuro da empresa, nos colocamos como parceiros nesta construção e questionamos as condições de trabalho, metas abusivas, valorização das pessoas e melhoria de processos e tecnologia.

Atuamos na defesa dos Associados em situações emblemáticas como o Caso da Nova Veneza/SC, Salvador/BA, Recife/PE, João Pessoas/PB, Campo Grande/MS, em todos os casos, conseguimos contribuir com um melhor entendimento dos fatos e um desfecho mais justo dos casos.

Ainda na área de relações trabalhistas, obtivemos vitórias importantes na ação do RH 151: a Justiça determinou o restabelecimento do direito à incorporação da gratificação de função para Gestores com mais de 10 anos de função; ajuizamos outras ações coletivas como: Saúde Caixa, Funcef, Assédio Moral, FGTS com o objetivo de reajustar o saldo das parcelas pela aplicação do INPC no lugar da TR, dentre outras.

Estamos atuando firmes na defesa do Saúde Caixa, para isto temos representantes dos Gestores no Conselho de Usuários da CONTRAF e da CONTEC, mantemos um Grupo de Trabalho que discute regularmente o plano, participamos das Mesas de Negociação Específicas e Permanentes junto com às duas Centrais Sindicais e entramos com Ação na Justiça visando assegurar o Plano de Saúde como garantia contratual dos associados.

O GT Funcef, Grupo de Trabalho que mantém agenda constante debatendo e gerando sugestões de enfrentamento dos graves problemas que vive a Funcef e seus beneficiários, fez diversas visitas, participações em fóruns e reuniões; em uma delas, o vice-presidente da região Sudeste, Heitor Menegale, esteve no Espaço FUNCEF, em Brasília/DF, a convite dos diretores e conselheiros eleitos da Fundação junto a lideranças de entidades parceiras. Dias antes, nosso Grupo de Trabalho FUNCEF se reuniu para debater o panorama dos planos de benefícios e a defesa de manutenção do Estatuto atual da Funcef.

Inovamos no formato do ENAGECEF – Encontro Nacional das Associações de Gestores da Caixa, que contou com a presença de convidados ilustres, com propostas já lançadas e pré-analisadas no nosso novo sistema SIAG+ e promovemos sessões de quick massage e um aulão de yoga para propiciar relaxamento dos participantes do evento.

Ainda, resgatamos nossa campanha Doe Vidas sensibilizando dezenas de gestores a doarem sangue e se cadastrarem no banco de doadores de medula óssea tendo nosso presidente sido entrevistado na mídia e diversos materiais de divulgação.

A defesa da CAIXA 100% Pública assumiu um protagonismo essencial, os constantes ataques sofridos pela Caixa, levaram a nossa representação institucional a intensificar sua atuação. Marcamos presença em audiências públicas no Congresso Nacional, em Brasília/DF. Compusemos a mesa de debates da audiência pública da PEC 48/2019 na Comissão Especial da Câmara dos Deputados para defender a atuação da CAIXA e realizamos reuniões com parlamentares e assessores referentes à MP 889 do FGTS, MP 995 e outras com o mesmo objetivo.

Também prestigiamos eventos realizados pelas entidades representativas de empregados e aposentados da CAIXA como o 35º CONECEF, Encontro da ADVOCEF, Simpósio da FENACEF, Seminário de Saúde Mental dos Trabalhadores da CAIXA promovido pela FENAE e APCEF, e do Fórum de Entidades Representativas de Empregados da CAIXA para tratar de demandas comuns e planejar ações em conjunto. Ainda, participamos do I Fórum Saúde CAIXA – FUNCEF com o VP de Gestão de Pessoas – VIPES, gerentes de assistência à saúde e diretores da Fundação promovido pela FENACEF e Apea, em São Paulo. No campo de parcerias e investimentos, realizamos reuniões na RDC Viagens, na capital Paulista.

O programa Gestor Caixa é Legal vem sendo conduzido por um Grupo de Trabalho e dará contribuição significativa para o amadurecimento do trabalho com aderência à norma na Caixa e melhoria e adequação das normas à realidade das Unidades. Além disso, a defesa das condições de trabalho nas Unidades, o combate às Metas Abusivas e o adoecimento dos Gestores, são temas que estão na agenda diária da Federação e Associações de Gestores da Caixa.

Os Presidentes das 31 AGECEFs filiadas juntamente com a direção da Fenag estão trabalhando na construção da agenda 2021, onde esperamos ter muito mais o que comemorar ao final do ano. 

Estamos e continuamos junto!

Contamos com sua participação.

Um forte abraço,

 

Mairton Neves

Presidente Fenag

Notícias Relacionadas

FENAG SE REUNE COM DIRETOR DE REDE DA CAIXA

FENAG PARTICIPA DE EVENTO DE APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA FUNCEF – 2023

Fenag Solicita Esclarecimentos à Caixa Acerca da Migração das Atividades de Loterias para Subsidiária

CAIXA ESCLARECE À FENAG SOBRE FORMULÁRIO DE ADESÃO DO PDV

Sucesso! Encontros Regionais reúnem todas as AGECEFs do Brasil!

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br