NOTÍCIAS

30
Mar

Covid-19 e liderança: como manter as tarefas iniciadas no home office


A rotina das empresas está virada de cabeça para baixo desde a pandemia do Covid-19. Foi preciso adaptar as atividades repentinamente para cumprir a recomendação das autoridades públicas de manter o distanciamento social evitando novas contaminações.  

Os gestores da CAIXA, sobretudo das redes de atendimento que estão no olho do furacão, se desdobram para dar conta do caos a fim de seguir com as operações e preservar um nível de normalidade no ambiente corporativo.

Em alguns setores, o home office ganhou espaço e até se tornou obrigatório para profissionais de grupos de risco com mais de 60 anos, gestantes, diabéticos e imunodeprimidos, mas o desafio dos líderes é manter as atividades o mais próximo possível do habitual.

Uma das principais questões do trabalho remoto é como manter a produtividade à distância e assegurar a entrega dos resultados pelo profissional. Uma das soluções é reforçar a comunicação por meio de reuniões periódicas de check-in e de realinhamento de prioridades e metas, fundamentais para garantir o sucesso do teletrabalho.

Um rito de liderança importante é o alinhamento para discutir, orientar e priorizar a execução das atividades. O líder transmite à equipe o plano das próximas ações e estabelece as metas para a produtividade passar a ser mensurada não por horas trabalhadas, mas por entregas realizadas.

As reuniões semanais de check-in também definem as próximas agendas, metas e prazos e checa o progresso das tarefas em execução e concluídas. Além disso, é importante também verificar o aspecto do bem-estar e de eventuais dificuldades e problemas encontrados pelos profissionais a fim de suprimi-los.

Este momento de reclusão imposta ainda pode servir de oportunidade para investir na qualificação a distância da equipe indicando cursos que possam agregar conhecimento e aprimorar competências que as empresas necessitam potencializar. Além disso, os treinamentos conjuntos online também auxiliam a manter o time unido e engajado com as demandas do trabalho. O processo de autoaprendizagem prova ser uma eficiente solução para valorizar o tempo a mais em casa.  

É importantíssimo estabelecer uma relação de confiança entre líderes e equipe, proporcionando meios seguros para os profissionais fazerem o melhor mesmo em meio a um cenário limitado e desfavorável. São em circunstâncias assim que as soluções mais criativas surgem, então, estimule novos focos sobre o negócio e as atividades do dia a dia.

Pedro Sérgio dos Santos Barbosa

Vice-presidente da FENAG e da AGECEF/SPI

Notícias Relacionadas

FENAG SE REUNE COM DIRETOR DE REDE DA CAIXA

FENAG PARTICIPA DE EVENTO DE APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA FUNCEF – 2023

Fenag Solicita Esclarecimentos à Caixa Acerca da Migração das Atividades de Loterias para Subsidiária

CAIXA ESCLARECE À FENAG SOBRE FORMULÁRIO DE ADESÃO DO PDV

Sucesso! Encontros Regionais reúnem todas as AGECEFs do Brasil!

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br