NOTÍCIAS

30
Mar

Covid-19 e liderança: como manter as tarefas iniciadas no home office


A rotina das empresas está virada de cabeça para baixo desde a pandemia do Covid-19. Foi preciso adaptar as atividades repentinamente para cumprir a recomendação das autoridades públicas de manter o distanciamento social evitando novas contaminações.  

Os gestores da CAIXA, sobretudo das redes de atendimento que estão no olho do furacão, se desdobram para dar conta do caos a fim de seguir com as operações e preservar um nível de normalidade no ambiente corporativo.

Em alguns setores, o home office ganhou espaço e até se tornou obrigatório para profissionais de grupos de risco com mais de 60 anos, gestantes, diabéticos e imunodeprimidos, mas o desafio dos líderes é manter as atividades o mais próximo possível do habitual.

Uma das principais questões do trabalho remoto é como manter a produtividade à distância e assegurar a entrega dos resultados pelo profissional. Uma das soluções é reforçar a comunicação por meio de reuniões periódicas de check-in e de realinhamento de prioridades e metas, fundamentais para garantir o sucesso do teletrabalho.

Um rito de liderança importante é o alinhamento para discutir, orientar e priorizar a execução das atividades. O líder transmite à equipe o plano das próximas ações e estabelece as metas para a produtividade passar a ser mensurada não por horas trabalhadas, mas por entregas realizadas.

As reuniões semanais de check-in também definem as próximas agendas, metas e prazos e checa o progresso das tarefas em execução e concluídas. Além disso, é importante também verificar o aspecto do bem-estar e de eventuais dificuldades e problemas encontrados pelos profissionais a fim de suprimi-los.

Este momento de reclusão imposta ainda pode servir de oportunidade para investir na qualificação a distância da equipe indicando cursos que possam agregar conhecimento e aprimorar competências que as empresas necessitam potencializar. Além disso, os treinamentos conjuntos online também auxiliam a manter o time unido e engajado com as demandas do trabalho. O processo de autoaprendizagem prova ser uma eficiente solução para valorizar o tempo a mais em casa.  

É importantíssimo estabelecer uma relação de confiança entre líderes e equipe, proporcionando meios seguros para os profissionais fazerem o melhor mesmo em meio a um cenário limitado e desfavorável. São em circunstâncias assim que as soluções mais criativas surgem, então, estimule novos focos sobre o negócio e as atividades do dia a dia.

Pedro Sérgio dos Santos Barbosa

Vice-presidente da FENAG e da AGECEF/SPI

Notícias Relacionadas

Moradia e Cidadania e FENAG iniciam seleção das propostas inscritas no Edital 001/2024

FENAG e AGECEFs participam de reunião com a FUNCEF sobre contencioso

NOTA PÚBLICA

Gerentes Gerais serão contabilizados para índice de Vendedores Habilitados apenas em caso de habilitação.

FENAG compõe mesa da 1ª Reunião da Mesa de Negociação Coletiva CAIXA/CONTEC

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br