NOTÍCIAS

07
Jul

Manifesto em defesa de um processo eleitoral transparente e democrático na Funcef

Em defesa dos participantes e da lisura do processo eleitoral da Funcef, a Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal) e a Fenag (Federação Nacional das Associações dos Gestores da Caixa Econômica Federal) conseguiram, nesta segunda-feira (6), uma liminar no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), que determinou a suspensão imediata das eleições para Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal da Fundação em 2020.

A ação impetrada pelas entidades se deu em função do descumprimento, por parte da Funcef, de determinação judicial anterior. Antes de paralisar as eleições em decorrência da pandemia da Covid-19, a comissão eleitoral impugnou as chapas, alegando “conflito de interesses”. Ao apelar da decisão, a chapa apoiada pela Fenae e Fenag conseguiu suspender o pleito por tempo indeterminado, até que fosse julgado o mérito de apelação acerca da impugnação das chapas inscritas. Diz o texto: “suspender o processo eleitoral para diretoria da Fundação dos Economiários Federais”.

Porém, em flagrante desrespeito à ordem judicial, no dia 3 de julho a Funcef publicou em sua página eletrônica oficial, a retomada do processo eleitoral, com a divulgação de um novo calendário. De forma indevida e sem fundamentos legais, a Funcef se valeu do termo “diretoria”, dito de forma genérica para designar as eleições, para descumprir a ordem, sob alegação de que o pleito é destinado para escolha de membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal, e não de Diretoria.

Na decisão recente do TJDFT, a desembargadora não acatou o entendimento da Funcef e ordenou a urgente suspensão do processo eleitoral, sob pena de configuração de crime de desobediência.

A Fenae e Fenag se mantêm vigilantes a todos os atos que atentem contra o Estatuto da Fundação, especialmente aos que possam prejudicar os participantes da Funcef e o processo transparente e democrático das eleições - conquista histórica da qual jamais abriremos mão.

Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e Federação Nacional das Associações dos Gestores da Caixa Econômica Federal (Fenag)

Leia a decisão, na íntegra:

 Leia Aqui

Notícias Relacionadas

FENAG SE REUNE COM DIRETOR DE REDE DA CAIXA

FENAG PARTICIPA DE EVENTO DE APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA FUNCEF – 2023

Fenag Solicita Esclarecimentos à Caixa Acerca da Migração das Atividades de Loterias para Subsidiária

CAIXA ESCLARECE À FENAG SOBRE FORMULÁRIO DE ADESÃO DO PDV

Sucesso! Encontros Regionais reúnem todas as AGECEFs do Brasil!

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br