NOTÍCIAS

02
Mar

FUNCEF: participante Valter San Martin alerta sobre prejuízos causados pela atual Diretoria

Dirigente da Apcef/SP denunciou quebra de paridade no equacionamento do REG/Replan Não Saldado, alteração irregular do estatuto e extinção de Diretorias eleitas em seminário.

 

“Nosso Estatuto foi rasgado e nossos direitos de participantes, totalmente violados”, bradou Valter San Martin Ribeiro, ao delatar três gravíssimos problemas prejudiciais aos participantes da FUNCEF de total responsabilidade da atual Diretoria da Fundação.

A exposição foi durante os debates acerca das situações dos fundos de pensão no seminário realizado pelos dirigentes sindicais da CAIXA do estado de São Paulo, na última terça-feira (23).

O dirigente da Apcef/SP - Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal, do Seeb/SP – Sindicato dos Bancários de São Paulo e da Anapar – Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar, criticou a quebra de paridade no equacionamento do plano REG/Replan Não Saldado, acordado por todos os diretores, inclusive, eleitos, por meio da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, em 2017.

San Martin também enfatizou a alteração do estatuto sem nenhuma discussão com os participantes, outro dano de responsabilização direta dos diretores da Fundação: “As mudanças estabelecem votação por maioria simples no Conselho Deliberativo, ou seja, em caso de empate, a patrocinadora poderá lançar mão do voto de desempate, prerrogativa do presidente do CD indicado por ela”, explicou.

Além disso, o dirigente manifestou preocupação com a proposta de redução das seis Diretorias, sem especificá-las nem quantificá-las, com possibilidade de extinção das cadeiras ocupadas pelos representantes dos participantes eleitos por estes. 

Valter San Martin convocou todos os participantes a se manifestarem contra essas modificações por meio do canal de comunicação direta com a Diretoria da FUNCEF, disponível no site da Fundação, pois tais mudanças estatutárias ainda não foram aprovadas pelos órgãos de controle como Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais - Sest e Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc.

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal - Fenae, Sergio Takemoto, também participou do seminário e, segundo ele, “apenas com unidade, superaremos os desafios que este governo nos impõe, como as privatizações e o sucateamento das empresas públicas, colocando, em risco, a soberania brasileira. A união, a organização e a luta das entidades é o caminho para barrar esse ataque feroz que este governo está fazendo ao nosso patrimônio”.

Cerca de 70 dirigentes da base paulista discutiram e estabeleceram ações em defesa da CAIXA 100% pública, da Funcef, do Saúde Caixa e dos empregados no evento.

Também participaram do seminário a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ivone Silva; o diretor da Fenae e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Dionísio Reis; o presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Jeferson Rubens Boava; o representante da FETEC/SP e diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro do Grande ABC, Jorge Luiz Furlan, e o diretor do Sindicato e representante da Federação dos Bancários de SP e MS na Comissão Executiva dos Empregados - CEE Caixa, Carlos Augusto Silva - Pipoca.

Notícias Relacionadas

Moradia e Cidadania e FENAG iniciam seleção das propostas inscritas no Edital 001/2024

FENAG e AGECEFs participam de reunião com a FUNCEF sobre contencioso

NOTA PÚBLICA

Gerentes Gerais serão contabilizados para índice de Vendedores Habilitados apenas em caso de habilitação.

FENAG compõe mesa da 1ª Reunião da Mesa de Negociação Coletiva CAIXA/CONTEC

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br