NOTÍCIAS

23
Mar

Fenae e Fenag alertam que reforma do estatuto da Funcef representa uma ameaça ao patrimônio dos participantes

Alterações propostas pela Funcef ainda não foram autorizadas pelos órgãos competentes. Manifeste a sua indignação à Fundação

 

As alterações do estatuto da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) impostas pela atual diretoria em 2020 representam uma ameaça ao patrimônio dos participantes e para o futuro de suas famílias. Por isso, a Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal) e a FENAG (Federação Nacional das Associações de Gestores da Caixa) alertam sobre as ameaças que as mudanças representam e ressaltam que as mesmas não foram autorizadas pelos órgãos competentes - SEST e PREVIC.

 

As propostas de alteração do estatuto desrespeitam o parágrafo 1º, do artigo 32, do estatuto vigente, que trata acerca das regras para modificação estatutária e determina só podem ser aprovadas com 4 votos. 

 

“Tais alterações tratam de uma grave violação do estatuto vigente da Fundação, pois a alteração do mesmo só poderia ocorrer com quatro votos do Conselho Deliberativo. E isso, não aconteceu. Portanto, mudar o estatuto sem o 4º voto é golpe", criticou o dirigente da Apcef/SP, do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e região e da Anapar/Regional SP, Valter San Martin Ribeiro.

 

Ofício – Federações solicitam cumprimento do estatuto

 

As federações enviam, nesta terça-feira (23) ofício para a Funcef solicitando o cumprimento do estatuto vigente, enfatizando o parágrafo 1º do artigo 32, o qual foi totalmente descumprido. Além do documento entregue, as federações se unem à forte mobilização dos participantes que reagiram com total indignação, pedindo que a Funcef interrompa a atual proposta de reforma estatutária.

 

“Faça a sua parte. Ainda há tempo. As propostas ainda não foram aprovadas pela SEST e PREVIC. Encaminhe a sua mensagem ao presidente do Conselho Deliberativo da Funcef , André Nunes, por meio do Fale Conosco, no site da fundação. Podemos engrossar o coro que somos contra a violação dos nossos direitos e exigimos o seu cumprimento.  Não deixe seu futuro e de sua família nas mãos da Patrocinadora. Somente unidos teremos uma aposentadoria tranquila”, destacou Valter.

 

Confira a íntegra do estatuto

 

Art. 32. Competências do Conselho Deliberativo

II – Alteração de estatuto e Regulamentos de Planos de Benefícios, bem como a implantação e a extinção deles e a retirada de patrocinador;

§ 1º – As matérias previstas no inciso II deste artigo somente serão aprovadas se contarem com o voto favorável de, pelo menos, 4 (quatro) membros titulares, ou suplentes no exercício da titularidade, do Conselho Deliberativo.

 

Participante, manifeste sua indignação à Funcef

 

Segue sugestão de mensagem a ser encaminhada por meio do Fale Conosco, no site www.funcef.com.br:

 

Senhor André Nunes,

Presidente do Conselho Deliberativo da Funcef

 

MANIFESTO MINHA INDIGNAÇÃO PELA ALTERAÇÃO DO ESTATUTO.

 

Somos contra a violação de nossos direitos e exigimos seu cumprimento. Interrompa já a atual proposta de reforma estatutária!

 Para ver a íntegra do ofício, clique aqui.

Notícias Relacionadas

Moradia e Cidadania e FENAG iniciam seleção das propostas inscritas no Edital 001/2024

FENAG e AGECEFs participam de reunião com a FUNCEF sobre contencioso

NOTA PÚBLICA

Gerentes Gerais serão contabilizados para índice de Vendedores Habilitados apenas em caso de habilitação.

FENAG compõe mesa da 1ª Reunião da Mesa de Negociação Coletiva CAIXA/CONTEC

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br