NOTÍCIAS

04
Ago

VP Sudeste da FENAG participa de Encontro Estadual da Caixa

Conselheiro Fiscal da FUNCEF recém-eleito pela chapa apoiada pela Federação, Heitor Menegale defendeu direitos dos participantes.

Rio de Janeiro, 31 de julho de 2021 – Após uma semana, eleito conselheiro fiscal da FUNCEF pela CHAPA 1 – A FUNCEF É DOS PARTICIPANTES, no primeiro turno, Heitor Menegale, vice-presidente da Região Sudeste da FENAG, defendeu os direitos dos participantes da fundação durante o Encontro Estadual da Caixa do Rio de Janeiro, no último sábado (31), via videoconferência.

Contencioso

Menegale, advogado e aposentado da CAIXA, alertou sobre a necessidade de se cobrar da patrocinadora a responsabilidade acerca do passivo do contencioso judicial, inclusive, na Justiça, e não à Fundação.

A CAIXA tem de assumir a parte do aposentado que tem gerado desequilíbrio na FUNCEF. Ela deveria ter sido acionada em casos de suspeita de desvio que teriam resultado no déficit da Fundação. As pessoas foram doutrinadas e nunca pensaram que se aposentariam. Nós, conselheiros eleitos, mostraremos às pessoas que acolheremos todos os empregados. Somos todos companheiros da FUNCEF”, afirmou.

A grande quantidade de ações judiciais individuais dos próprios empregados, também foi debatida no encontro, por falta de informação de muitos bancários em relação à realidade da Funcef. Há 3.953 processos com maior probabilidade de decisão parcial ou totalmente desfavorável à Fundação, exigindo a provisão de R$ 2,6 bilhões para cobertura de eventuais perdas nos tribunais. Às lideranças das entidades participantes do evento, a “cultura da judicialização” tem custado um preço alto a todos os participantes da FUNCEF. 

O vice-presidente da Região Sudeste da FENAG e diretor jurídico da APCEF/RJ também destacou a necessidade da união da categoria bancária para garantir seus direitos em questões fundamentais para a aposentadoria e enalteceu a mobilização dos bancários da ativa na luta por uma aposentadoria digna para todos os trabalhadores do banco: “Ao se aposentar, a pessoa se sente muito desgarrada, logo, precisa ser acolhida pelo movimento sindical, pois estes trabalhadores podem ajudar muito nas lutas coletivas”.   

Para o vice-presidente da APCEF/RJ, Carlos Lima - Caco, “a eleição vitoriosa que tivemos na FUNCEF é prova de que as coisas estão mudando em favor dos trabalhadores”. Ele ainda reforçou a necessidade de, nas eleições de 2022, se reverter a atual conjuntura de ataques aos fundos de pensão e denunciou serem frutos de ação política da mídia e de governos comprometidos com interesses do capital privado. “Precisamos mudar os rumos do país nas próximas eleições ou acabarão com o fundo de pensão e os direitos dos empregados”.

Além de FUNCEF, o encontro discutiu as ameaças da Resolução CGPAR 23 ao Saúde Caixa, os projetos do governo federal de privatização das empresas públicas federais, e privatização das estatais e empresas públicas federais.

Propostas aprovadas

O encontro aprovou diversas propostas a serem apresentadas no 37º Congresso Nacional dos Empregados da CAIXA – CONECEF. Deliberaram: o direito de todos os participantes se candidatarem aos Conselhos da Fundação, o fortalecimento da campanha em defesa da FUNCEF e do Saúde Caixa, fim das metas abusivas, do assédio moral e da penalização dos bancários por vendas casadas; solução para atrasos das comissões, auxílio de custos aos empregados em home office, transparência nas questões de cobrança do Saúde Caixa, melhora no número de credenciados e no atendimento do plano e, por fim, criação de agenda de lutas.

O Secretário do Condel da FENAG, Rogério Campanate, também participou do encontro.

A 37ª edição do Conecef ocorre nesta sexta-feira e sábado (6 e 7). 

Notícias Relacionadas

FENAG SE REUNE COM DIRETOR DE REDE DA CAIXA

FENAG PARTICIPA DE EVENTO DE APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA FUNCEF – 2023

Fenag Solicita Esclarecimentos à Caixa Acerca da Migração das Atividades de Loterias para Subsidiária

CAIXA ESCLARECE À FENAG SOBRE FORMULÁRIO DE ADESÃO DO PDV

Sucesso! Encontros Regionais reúnem todas as AGECEFs do Brasil!

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br