NOTÍCIAS

30
Jun

Funcef: FENAG debate, no Congresso, resolução que retira patrocínio

O presidente da Federação Nacional das Associações de Gestores da Caixa – FENAG, Mairton Neves, defendeu os direitos dos participantes e assistidos da Fundação dos Economiários Federais – Funcef e criticou a Resolução CNPC nº 53/2022 (Conselho Nacional de Previdência Complementar), na audiência pública realizada na Câmara Federal, na manhã de hoje (30/6).  

Neves compôs a mesa na sessão da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, da Câmara dos Deputados, que debateu os prejuízos da retirada de patrocínio das entidades fechadas de previdência complementar aos participantes e assistidos, conforme estabelece a resolução.

“Precisamos fazer um grande movimento”

Em seu discurso, o presidente da FENAG afirmou levar a voz e o sentimento dos colegas acerca de uma bandeira que é de todos os empregados, aposentados e pensionistas dos fundos de pensão, cumprimentou os presentes pela contribuição para o enriquecimento do debate e reforçou pontos que considera essenciais: “vivemos um contexto, nos últimos ano, de perda de direitos dos trabalhadores. Diariamente, assistimos surgirem leis e normas que nos tiram benefícios conquistados com 30, 40 anos de trabalho com uma canetada, a exemplo da Resolução CGPAR 23 que atuamos firmemente nesta Casa e conseguimos revogar”, declarou Neves, “para solucionarmos um problema, precisamos entendê-lo e as perguntas aqui respondidas estão nos levando a compreendê-lo. Precisamos fazer um movimento grande, darmos as mãos e fica aqui, deputado, um pedido, de estruturarmos melhor todo este processo da previdência. São trilhões de reais em  recursos e 100 bilhões alimentando a economia do país todos os meses”.

Assista ao discurso de Neves: https://bit.ly/3ugzgQJ

Neves também ressaltou a importância de investir tempo, atenção e inteligência sobre a questão a exemplo das mulheres que se manifestaram na audiência com coração e experiência, e aproveitar todo esse conhecimento enquanto há tempo para mudar o que precisa ser mudado para o trabalhador se sentir representado e apoiado: “vamos olhar a quem está fazendo melhor. Na União Europeia, as patrocinadoras assumem equacionamentos. Aqui, está invertido. Precisamos, pela lei, pensar uma forma de resolver estas questões”.

Neves ainda criticou a recente pesquisa da Previc sobre o tema, a aposentados com tantas dificuldades no dia a dia, que cria medo e pânico numa consulta que não há resposta: “temos de ter responsabilidade com isso e a forma como está sendo conduzida não é responsável”.

O requerimento da audiência foi de autoria dos deputados Pompeo de Mattos (PDT-RS), Wolney Queiroz (PDT/PE) e André Figueiredo (PDT/CE).

Além do presidente da FENAG, se manifestaram contra a retirada de patrocínio os presidentes da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa – Fenae, Sérgio Takemoto, da Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa – Fenacef, Edgar Lima, e da Associação Cearense de Economiários Aposentados e Pensionistas – Acea, Francisco Fontenelle.

Lideranças de entidades representativas de participantes dos fundos de pensão, empregados, aposentados e pensionistas das estatais e empresas públicas federais, como Previ, Petros, Postalis e Anapar, também discursaram na audiência em defesa da manutenção do patrocínio.

O presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – Abraap, Luis Ricardo Martins esteve presente na sessão.

O subsecretário do Regime de Previdência Complementar da Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, Narlon Gutierre Nogueira, contextualizou o teor da Resolução na abertura e no encerramento dos debates, inclusive, acerca dos questionamentos levantados sobre a conveniência e a oportunidade da revisão dos normativos, cronograma de implementação, aspectos de mérito regulatório e procedimentos operacionais da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc.

Encaminhamentos

O deputado Mattos propôs, ao final da audiência a composição de um grupo de trabalho com representantes das entidades presentes para esboçar um documento com todos os questionamentos a ser encaminhado à Previc e ao CNPC, a fim de se esclarecê-los e aprofundar as discussões quanto aos prejuízos aos participantes e aos fundos de pensão: “não esgotamos os debates nesta audiência, que foi apenas um start das discussões, pois se trata da poupança interna do nosso país que envolve mais de R$ 1 trilhão em recursos e 1 milhão de pessoas, por isso, temos de tratar o tema com responsabilidade que é nossa, das empresas e do governo”.  

            Assista à audiência na íntegra: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/65733

Notícias Relacionadas

FENAG e AGECEF/SPI participam da visita de Rita Serrano em Araraquara

ICL repercute nota das entidades dos empregados da CAIXA sobre tentativas de uso político do banco

FENAG cumpre extensa agenda em Brasília

FENAG divulga relatório atualizado das ações coletivas

FENAG e entidades dos empregados da CAIXA se manifestam sobre tentativas de uso político do banco público

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br