No vídeo do FALA, PRESIDENTE, publicado hoje nas redes sociais da FENAG, o presidente Marconi Apolo abordou um tema que tem sido amplamente discutido entre os colegas da CAIXA: as mudanças previstas para o Projeto TEIA.
Segundo Apolo, essas mudanças dizem respeito à criação do PFG específico para o TEIA, uma iniciativa da CAIXA voltada à organização e solução de questões relacionadas às atividades desempenhadas no projeto.
Nos últimos dias, a FENAG tem recebido diversas demandas sobre o assunto. As principais preocupações levantadas pelos colegas foram:
Com a criação das novas funções, alguns profissionais poderiam sofrer perda salarial, pois essas funções teriam remuneração inferior à atualmente exercida.
Com a efetivação de colegas nas novas funções do TEIA, as funções de origem nas unidades seriam extintas, sem possibilidade de reposição — exceto no caso das funções de gestor de unidade.
Diante dessas preocupações, o presidente Marconi Apolo consultou fontes ligadas ao projeto, que informaram o seguinte:
O colega titular de função com remuneração superior à da nova função no TEIA poderá optar pelo retorno à unidade de origem, com a manutenção da função anteriormente ocupada.
Nos casos de efetivação da transferência para o Projeto TEIA, a função anterior será mantida na unidade de origem, evitando prejuízos à equipe local.
Apesar de as informações terem vindo de fontes confiáveis, a FENAG solicitou uma reunião com a CAIXA para que essas questões sejam oficialmente esclarecidas. A reunião deverá ocorrer com o vice-presidente Adriano Matias. A intenção é garantir que tanto a FENAG quanto as AGECEFs possam contribuir na orientação dos gestores.
Por fim, Marconi Apolo enfatizou que, caso essas informações não sejam confirmadas pela CAIXA, a FENAG se posicionará em defesa dos colegas que aceitaram participar do projeto, reafirmando o compromisso de garantir que não haja prejuízos nem para os profissionais envolvidos, nem para as unidades de origem.
O FALA, PRESIDENTE é um projeto de comunicação da FENAG, no qual o presidente da Federação se dirige semanalmente aos gestores e gestoras da CAIXA, associados das AGECEFs de todo o país, sempre tratando de temas relevantes para a nossa categoria.