NOTÍCIAS

11
Mar

Mulheres em Movimento: Joana Lustosa – Presidente da AGECEF/AP

Joana Lustosa – Presidente da AGECEF/AP

Ela se dividiu em duas, mas deu conta do recado: com espírito de liderança, empatia e competência mostrou que, sim, as mulheres também têm poder para liderar e, hoje, com uma década de CAIXA, preside a AGECEF/AP.

Os desafios

“Em franca ascensão em minha carreira gerencial, em dado momento, me vi dividida entre o desejo de ser mãe e a opção pela carreira”. Este é o relato de Joana Lustosa, presidente da AGECEF/AP, sobre as angústias vividas durante sua carreira na CAIXA e a maternidade.

A gestora conta que suas gestações são de risco e exigem repouso absoluto por toda a gravidez. Por mais que ela estivesse realizando um sonho, o medo de seu afastamento levá-la à perda da função foi constante ao longo dos meses. “Em espaços de trabalhos, como o nosso, com poucos empregados e muita demanda de atendimentos e meta, a ausência de uma empregada por tanto tempo para se dedicar à maternidade não é vista com bons olhos, ainda que não seja explicitado verbalmente, na prática, é claro”.

Ela afirmou que foi preciso provar aos gestores dela e, principalmente, a si própria, ser possível ocupar lugares de gestão e ser mãe.

Os avanços

Joana diz que, por muito tempo, a CAIXA foi um ambiente predominantemente masculino, tanto nos cargos de gestão da própria empresa quanto no movimento associativo, mas que este cenário, com muita luta, tem mudado. “Nos últimos anos temos ocupado cada vez mais espaço de liderança, ainda não na proporção igualitária ideal, porém temos tido mais vez e voz, trazendo uma perspectiva feminina que agrega valor, conhecimento e expansão à tomada de decisões e na defesa dos nossos direitos e da Caixa 100% pública”, comemora.

A visão

Segundo a presidente da AGECEF amapaense, é essencial o papel e a participação da mulher em movimentos de luta por defesa de seus direitos enquanto gestores CAIXA, “para trazemos sempre ao debate a nossa voz por igualdade, representatividade, sororidade, na  prática  do empoderamento feminino”.

Por fim, Joana, compartilha um texto que escreveu para ser compartilhado com as associadas da AGECEF/AP neste oito de março:

Não é só sobre flores...

É poder ir adiante e também recuar

É sobre ser forte e se permitir fraquejar

É querer ganhar o mundo é também não sair do lugar

É sobre sororidade e empatia

É sobre ser Mulher.

Notícias Relacionadas

O efeito “Vale” na FUNCEF

NOTA FENAG – MANIFESTAÇÕES DE 27 DE ABRIL

Eleições FUNCEF: impugnação das chapas é inconstitucional

FENAG debate danos da reforma administrativa à CAIXA

FUNCEF: “transparência é essencial”, assevera diretor da APCEF/SP

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br