NOTÍCIAS

06
Abr

CUSC recebe relatório do Saúde Caixa

A pedido dos conselheiros, patrocinadora debaterá dados atuariais e financeiros de 2020 em nova reunião no final do mês.

O Conselho de Usuários do Saúde Caixa recebeu, da Caixa, o relatório atuarial e financeiro referente ao último exercício do plano de saúde, apresentado na primeira reunião extraordinária online do colegiado deste ano, realizada na última quinta-feira (31).

Os conselheiros eleitos ressaltaram à CAIXA a necessidade de disponibilizar os dados do plano de saúde, pois, havendo necessidade de reajuste, deveria ser aplicado a partir de janeiro do ano subsequente, logo, as informações atuariais e financeiras apresentadas já deveriam ter sido disponibilizadas em dezembro, quando a patrocinadora adiou para janeiro em reunião extraordinária do Conselho, que não ocorreu.  

A patrocinadora alegou dificuldades para validar os dados do plano devido às alterações na metodologia aplicada pela nova empresa atuarial contratada para realizar a análise. 

Segundo a vice-presidente da Região Sul da FENAG, Marilde Perín Zarpellon, membro eleita do CUSC, os conselheiros solicitaram, à CAIXA, uma reunião extraordinária, no final de abril, para “avaliarem o desempenho do Saúde Caixa, uma vez que, tais dados necessitam ser verificados de modo mais detalhado”.   

Nesta quinta-feira (8), o Grupo de Trabalho Saúde Caixa, do qual Marilde também integra, discutirá o relatório. “As entidades sindicais e representativas dos usuários estão concluindo a contratação de uma empresa atuarial para monitorar e analisar os dados de custeio e gestão apresentados pela patrocinadora”, explicou a VP.

GT Saúde Caixa – Criado conforme ACT 2020/2022, para estudar o custeio e a gestão do plano de saúde dos empregados. O grupo é paritário, composto por representantes dos empregados e da patrocinadora, e deve propor novo formato de custeio e gestão do plano até 31 de julho de 2021. 

Outras pautas – Os conselheiros também relataram, aos representantes da Caixa, queixas dos usuários do Saúde Caixa sobre morosidade no retorno dos canais de comunicação, na autorização prévia ao home care, exames novos e autorizações de procedimentos. 

Para os integrantes do CUSC, a reestruturação da Vipes - Vice-Presidência de Pessoas vem comprometendo a gestão do plano com a redução de empregados na área e o direcionamento da contratação de serviços para uma centralizadora. “Tememos pela eficiência na contratação de novos credenciados e o relacionamento com os prestadores de serviços atuais serem afetadas”, explicou Marilde.  

Os membros do colegiado reivindicaram novamente que se reforce o alerta sobre a necessidade de recadastramento dos aposentados no Saúde Caixa no aplicativo e portal do plano.

A correção de valores das mensalidades dos usuários aposentados, que vem sendo descontado ainda com base nos vencimentos dos colegas da ativa e credenciamentos de novos serviços também foram pontos reivindicados. 

Notícias Relacionadas

Teresina vacinará bancários contra Covid-19

FENAG sela nova parceria com Unileya Educacional

Alepi aprova PLs sobre vacinação de bancários e lotéricos

ENTIDADES REPRESENTATIVAS REUNEM-SE COM NOVO PRESIDENTE E DIRETORES INDICADOS DA FUNCEF.

‘2020 Eleições na Funcef encerrada sem vencedores’ é o tema do Debatendo Funcef em 15 minutos

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br