NOTÍCIAS

15
Abr

FUNCEF: “transparência é essencial”, assevera diretor da APCEF/SP

Informação, perenidade e segurança nos investimentos são pilares básicos na luta em defesa dos direitos dos participantes da Fundação, segundo Valter San Martin.

“É de extrema importância, aos participantes da FUNCEF, o acesso às informações básicas de seus planos de benefícios, pois, mudam conforme o contexto da conjuntura política do país”, pontuou o dirigente da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal de São Paulo - APCEF/SP, do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e região e da Associação Nacional de Participantes de Previdência Complementar e Beneficiários de Planos de Saúde na Modalidade Autogestão - Anapar/Regional SP, Valter San Martin Ribeiro, “os três pilares básicos em defesa dos direitos dos participantes da Fundação se baseiam em informação e transparência, perenidade e segurança nos investimentos.

Valter também alertou à falta de transparência da gestão dos recursos da FUNCEF, muito questionada pelos seus participantes e assistidos, em entrevista à Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal – FENAE: “não se compra um livro pela capa, mas pelo conteúdo. Não basta a propaganda vender um mundo de mil maravilhas e a realidade ser outra. Muitos participantes se queixam da falta de atendimento pelo canal para esclarecimento de dúvidas divulgado no site da Fundação. Logo, muitas dúvidas seguem sem respostas”. 

Segundo ele, compreender a relevância da previdência complementar é se manter vigilante para não permitir retiradas de direitos ou ingerências na FUNCEF. “É de suma importância a luta permanente pela sustentabilidade, segurança nos investimentos e perenidade dos fundos de pensão, ressaltou.

Fórum – A FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE GESTORES DA CAIXA – FENAG compõe um fórum permanente de debates acerca das questões referentes à Fundação, com diretores e conselheiros eleitos da FUNCEF e lideranças da FENACEF e da FENAE, decisiva na luta incessante por uma gestão democrática na Fundação.

Resgate da história - A reportagem publicada no site da FENAE destaca a eleição de representantes eleitos aos Conselhos Deliberativo e Fiscal, em 2002, a partir da lei complementar 108/2001, como “um capítulo importante na história da aposentadoria complementar dos empregados da CAIXA”, além do determinante movimento nacional das entidades representativas da categoria na conquista da paridade também na Diretoria Executiva, alcançado com o novo Estatuto, em maio de 2006.

Leia a íntegra da entrevista comemorativa aos 50 anos de fundação da FENAE: https://bit.ly/3snVk8e

Notícias Relacionadas

O efeito “Vale” na FUNCEF

NOTA FENAG – MANIFESTAÇÕES DE 27 DE ABRIL

Eleições FUNCEF: impugnação das chapas é inconstitucional

FENAG debate danos da reforma administrativa à CAIXA

FUNCEF: “transparência é essencial”, assevera diretor da APCEF/SP

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br