NOTÍCIAS

04
Jun

‘2020 Eleições na Funcef encerrada sem vencedores’ é o tema do Debatendo Funcef em 15 minutos

Entrevista falou sobre a retomada do processo eleitoral da Funcef que aconteceu em maio de 2021

Em sua décima primeira edição, o programa “Debatendo Funcef em 15 minutos” destacou as contradições do processo eleitoral da Funcef 2020.  Com o tema 2020 Eleições na Funcef encerrada sem vencedores, o programa contou com a mediação de Nilson Moura, diretor Sociocultural da Fenae e membro da Fenag e a participação da vice-presidente Sul da Fenag, membro eleita do Conselho de Usuários do Saúde Caixa e integrante do Grupo de Trabalho do plano, Marilde Perín Zarpellon.
 
Ao falar sobre a retomada do processo eleitoral da Funcef, em maio de 2021, Nilson lembrou os verdadeiros motivos pelos quais o processo eleitoral não ocorreu em 2020. “As eleições não ocorreram porque a Funcef entendeu que havia ‘conflito de interesses’ dos candidatos das duas chapas inscritas. E este ‘conflito de interesses’ se referia a ações trabalhistas que as pessoas tinham contra a patrocinadora Caixa. Vale destacar que esta alegação é inconstitucional, porque a própria constituição prevê que as pessoas podem e devem reivindicar seus direitos trabalhistas quando se sentem lesadas. E estas pessoas se sentiram lesadas pela patrocinadora Caixa e não pela Funcef. E ainda mais, o ‘conflito de interesse’ também não tem sustentação legal, pois não consta no estatuto da Fundação”, apontou Nilson.

Segundo Marilde este processo teve muitas contradições. Ao concordar com Nilson a dirigente ressaltou que as duas chapas inscritas foram impugnadas por uma alegação que não fazia parte do estatuto da Funcef. “Nós enquanto funcionários da Caixa, lutamos pelos nossos direitos e não estamos em ‘conflitos’ com a Fundação. Essa situação é muito grave. Haja visto, que a retomada do processo eleitoral está ocorrendo com mudança no estatuto, inclusive”, disse Marilde. Para ela é preciso atualizar os participantes e lembrar que não ouve ganhadores no processo eleitoral anterior para iniciar um novo processo eleitoral justo. 

Veja o programa na íntegra:


Notícias Relacionadas

Moradia e Cidadania e FENAG iniciam seleção das propostas inscritas no Edital 001/2024

FENAG e AGECEFs participam de reunião com a FUNCEF sobre contencioso

NOTA PÚBLICA

Gerentes Gerais serão contabilizados para índice de Vendedores Habilitados apenas em caso de habilitação.

FENAG compõe mesa da 1ª Reunião da Mesa de Negociação Coletiva CAIXA/CONTEC

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br