NOTÍCIAS

14
Jun

Fenae e Fenag apoiam a Chapa 1 - A Funcef é dos participantes. Pela valorização da representatividade dos participantes na Funcef

Diante dos últimos acontecimentos no Brasil e nas mais diversas esferas políticas, sociais e econômicas, nós como entidades representativas dos empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal temos a clareza que o caminho para a construção de uma sociedade mais justa e democrática passa pela defesa dos direitos, das empresas públicas –  que são o alicerce da soberania do país – e do compromisso do diálogo permanente com os trabalhadores e trabalhadoras e demais atores da sociedade civil. É com esses princípios, que vimos por meio deste, manifestar nosso total apoio à Chapa 1 – A Funcef é dos Participantes, que concorre às vagas do Conselho Fiscal e Deliberativo para a eleição 2021 da Fundação dos Economiários Federais (Funcef). 

Entendemos que os empregados da Caixa, hoje, estão convencidos que o banco público está correndo grave perigo e que a Caixa está sendo fatiada e desmantelada para o projeto privatista do atual governo federal. É sabido que estamos vivendo um momento de fortes ataques de retirada de direitos e de distanciamento dos cidadãos e trabalhadores nos espaços de diálogo para a construção de projetos que interferem em nossas vidas, na vida dos nossos familiares e da população brasileira, assim como ocorre, consequentemente, nos espaços deliberativos do terceiro maior fundo de pensão do país, a Funcef.   

Hoje, todos os empregados que acompanham minimamente a questão da Fundação estão percebendo o risco que a Funcef está correndo, quando a própria entidade e a Caixa destituem diretores eleitos, enfraquecendo a composição paritária e ferindo a legislação e o estatuto vigente, desrespeitando desta forma, o processo democrático representativo, e ainda mais, cerceando o direito dos participantes no processo eleitoral. Fica nítido o projeto de ceifar a representação dos participantes no órgão que gerencia a previdência complementar dos empregados da Caixa Econômica Federal.    

Apoiamos a Chapa 1 – A Funcef é dos Participantes pelo seu compromisso com os empregados e com os participantes, os verdadeiros donos dos recursos da Funcef. Entendemos que incluir os participantes no cerne dos espaços de decisões é fundamental para a construção de uma governança mais transparente, democrática e com compliance, ou seja, com respeito às normas vigentes. 

Os últimos acontecimentos que envolvem a Fundação, demonstram claramente que a participação coletiva em todas as esferas de decisão está sendo destruída. As entidades que subscrevem este manifesto sempre primaram pela democratização e transparência na gestão das entidades fechadas de previdência complementar, caminho pelo qual se constrói um futuro cada vez melhor, onde as resoluções sejam tomadas em consenso, com o conjunto das instâncias representativas, dos trabalhadores e principalmente de todos os participantes. 

Em meio às preocupações com as recentes denúncias da imprensa de interferência do governo nos fundos de pensão, consideramos ser vital para a Fundação eleger uma chapa isenta e comprometida com os interesses dos participantes. 

Por uma governança mais democrática e pela diversidade na Funcef, não há mais tempo a esperar! É nosso futuro e de nossas famílias que estão em jogo. A Chapa 1 – A Funcef é dos Participantes representa a verdadeira participação coletiva e os anseios dos 140 mil participantes, que estão cada vez mais ameaçados.

 Manifesto

Notícias Relacionadas

Nova parceria FENAG e PUC/RS

FENAG vai à Câmara Federal defender direitos dos empregados públicos

PEC 32/2020: FENAG retorna à Câmara em defesa dos empregados e servidores públicos

Análise das alterações estatutárias da FUNCEF

Reestruturação INVEPAR sem paridade no Conselho Deliberativo FUNCEF

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br