Nesta quinta-feira (08), o presidente da FENAG, Marconi Apolo (@marconi_apolo), recebeu a visita do presidente da CONTEC (@contec_brasil), Lourenço Prado, na sede da Federação, em Brasília.
O encontro teve como pauta central as negociações em curso relacionadas ao SAÚDE CAIXA. Na ocasião, Marconi Apolo expressou a preocupação da FENAG e das AGECEFs com a atual situação do plano de saúde dos empregados da Caixa Econômica Federal.
Apesar das recentes alterações no Estatuto da empresa, foi mantida a cláusula que impõe o teto de 6,5% da folha de pagamento para o custeio do SAÚDE CAIXA, um ponto de forte crítica por parte das entidades representativas. “Não podemos nos conformar com tal situação. As entidades precisam insistir na retirada do teto”, afirmou Apolo.
Segundo informações apuradas, a retirada do teto chegou a ser aprovada pela SEST e pelo Conselho de Administração da Caixa. No entanto, foi barrada pela Assembleia de Acionistas, influenciada por parecer contrário da PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional). Vale lembrar que essa Assembleia é composta por representantes do controlador da empresa: o próprio Governo Federal.
Outro tema abordado na conversa foi a necessidade de ampliar o debate sobre a submissão da Caixa às normas do CPC 33, ponto que deu origem à imposição do teto de 6,5% em 2018, e que segue sendo tratado pela FENAG como uma pauta prioritária.
Lourenço Prado destacou que a CONTEC está aberta ao diálogo com todas as entidades representativas, com o objetivo de construir uma solução duradoura e efetiva para o plano de saúde dos empregados. “Contamos com a contribuição da FENAG nesse processo”, pontuou.
A visita de Lourenço Prado também foi uma oportunidade para conhecer a nova sede da FENAG, recentemente reformada, em um ambiente mais moderno e acolhedor para o trabalho das lideranças do movimento associativo.