Parceria que transforma: FENAG Impacta e Moradia e Cidadania celebram nova etapa com 12 projetos selecionados no 2⁰ edital
Em um encontro marcado por entusiasmo, propósito e comprometimento social, a FENAG e a ONG Moradia e Cidadania realizaram, em 23 de outubro, uma reunião especial para apresentar os 12 projetos selecionados no 2º Edital de Parceria FENAG e Moradia e Cidadania. O momento reuniu os presidentes e representantes das 11 AGECEFs participantes, que celebraram com entusiasmo o início de uma nova etapa de impacto social e solidariedade.
Essa iniciativa integra o FENAG Impacta, programa que amplia o alcance das ações sociais apoiadas pela FENAG, incentivando a criação de projetos sustentáveis, colaborativos e de alto impacto nas comunidades. Mais do que um apoio institucional, o FENAG Impacta representa um movimento de transformação coletiva, que conecta gestores, empregados e voluntários da CAIXA em torno de um mesmo ideal: gerar oportunidades e promover o bem-estar social de forma duradoura.
A abertura foi coordenada por Jerry Fiusa, membro do Comitê Gestor, que destacou a importância da presença feminina e do cuidado integral com a saúde, especialmente neste mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. “Cuidar do outro nos exige estar bem com nós mesmos e, todo o sempre voltemos nossos olhares para os cuidados das mulheres. Que o Outubro Rosa nos inspire a seguir em frente com amor, autocuidado e consciência”, afirmou Jerry.
Em seguida, o Presidente da FENAG, Marconi Apolo, falou sobre a grandiosidade da parceria e sobre o compromisso da Federação em promover ações que valorizem a cidadania e o desenvolvimento social em todo o país. “O FENAG Impacta traduz a essência do nosso propósito: impulsionar iniciativas que geram transformações reais nas comunidades. Este programa é a prova de que, quando unimos esforços e valores, conseguimos ampliar o alcance da solidariedade e fortalecer o papel social dos gestores da Caixa em todo o Brasil”, destacou Marconi Apolo.
O Presidente Executivo da ONG Moradia e Cidadania Nacional, Laurencio Körbes, também reforçou o sentimento de gratidão e reconhecimento ao empenho conjunto entre as entidades e o Comitê Gestor. “A união entre FENAG e Moradia e Cidadania é um exemplo de como a cooperação e o engajamento institucional podem gerar resultados concretos e inspiradores. Agradeço a cada um pelo comprometimento e pela energia dedicada a esta seleção tão significativa”, ressaltou.
Os 12 projetos selecionados representam diferentes regiões do país e refletem a diversidade de ações voltadas ao desenvolvimento humano, à inclusão e ao fortalecimento das comunidades
Alagoas: Trabalhos Criativos e Lucrativos no Casca
Amapá: Canto da Leitura
Bahia: Cozinha Solidária Casa da Providência
Bahia: Mulheres Rurais em Rede
Goiás: Judô Alaor Junqueira
Maranhão: Horta Comunitária Centro do Primo
Pará: Paletts que Transformam
Pernambuco: Rodoarte – Dança e Inclusão sobre Rodas
Rio Grande do Sul: Esperança para os Leões do Parque
Sergipe: Alimentando Esperança
São Paulo: Plantando Educação
Tocantins: Handebol para Todos
A seleção desses projetos reforça o compromisso da FENAG e da Moradia e Cidadania com a transformação social, a inclusão e o fortalecimento das comunidades locais. Cada proposta representa um elo dessa grande corrente do bem, construída com empatia, solidariedade e ação.
A reunião encerrou-se com um sentimento coletivo de gratidão e esperança, reafirmando que o caminho da mudança começa com pequenas ações, quando guiadas por grandes propósitos.