NOTÍCIAS
02 Jun
Resultado da Pesquisa de Clima no Ambiente CAIXA: gestores enfrentam ainda mais dificuldades na pandemia
Aumento e
pressão por metas, sobrecarga de trabalho e assédio moral foram as principais
queixas pontuadas no estudo de clima no banco.
Os resultados da Pesquisa de Clima no Ambiente CAIXA, aplicada pela Federação Nacional das Associações de Gestores da CAIXA – FENAG, de 1º de março a 30 de abril, revelaram um cenário bastante crítico, embora, já conhecido, há tempos, visto a quantidade de denúncias que chegam à FENAG.
A pesquisa foi respondida por 1.473 associados das 31 Associações de Gestores da Caixa Econômica Federal – AGECEF.
95,54% dos respondentes atuam nas agências e 59,69% possuem até 20 anos de trabalho na CAIXA.
Sobre as Metas
68,24% consideram inadmissível o aumento das metas no quarto trimestre do ano passado e descaso da Direção do banco com as condições de trabalho durante a pandemia.
Referente às metas do primeiro trimestre de 2021, 50,43% avaliam como absurdas e 41,57%, exageradas.
Mais da metade dos participantes (51,57%) não entendem o real propósito e o impacto na sociedade e na própria CAIXA dos resultados exigidos. Além disso, 39,68% confessam não se orgulharem por já terem pressionado times, realizado vendas casadas e aplicado MO (Apontamentos), visto que 55,93% acreditam que as atuais condições de trabalho (agenda, controles, redes responde excessivos, falta de pessoas, sistemas e processos) dificultam a realização das entregas exigidas.
Sobre a Produtividade
Quase 80% (79,19%) dos respondentes veem evidente falha na metodologia aplicada na avaliação de 2021 e 47,79% acreditam que o microgerenciamento pela Matriz, Superintendências Nacionais e Executivas de Varejo – SUVs e SEVs comprometem a produtividade.
Sobre os Sistemas e Equipamentos
A ineficiência dos terminais de autoatendimento foi apontada como principal problema nos sistemas da CAIXA para 38,95% dos participantes, e a multiplicidade de sistemas e a falta de integração entre eles para 19,45%.
Sobre o Assédio Moral
Próximo da metade (46,48%) dos associados já sofreram e/ou testemunharam casos de assédio moral no banco. Destes, 26,13% citaram o fechamento de caixa diário como exemplo enquanto 51,31% afirmaram se sentirem intimidados a não opinarem nas lives e reuniões.
Sobre a Meritocracia
56,55% definem os métodos de avaliação da CAIXA como inadequados e sentem suas funções ameaçadas mesmo fazendo entrega das metas.
Sobre a Saúde
Infelizmente, um dado alarmante: 75,02% acham que a ameaça de perda da função afeta o estado emocional do profissional enquanto 36,31% não sentem seu potencial criativo totalmente aproveitado na CAIXA.
Obs.: A pesquisa foi aplicada pelo Sistema Integrado de Associações de Gestores – SIAG. Os dados dos participantes são mantidos em total sigilo.
FALE CONOSCO
ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902
TELEFONE
(61) 3223-0240
EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br