NOTÍCIAS

02
Ago

Saúde Caixa: Caixa encerra GT sem avanços

Representantes dos usuários protestaram contra a insistência da patrocinadora no modelo de custeio imposto pela Resolução CGPAR 23. Propostas do banco e dos empregados serão apresentadas na mesa de negociação.

Na última reunião do Grupo de Trabalho Saúde Caixa, realizada na sexta-feira (30), a CAIXA deu por encerrados os debates do GT de modo unilateral e sem avanços.

Além de a patrocinadora recusar o pedido dos representantes dos empregados para prorrogar as discussões para uma elaboração conjunta de um modelo de custeio acessível e sustentável aos usuários do plano, apresentou uma proposta que aplica integralmente a Resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União – CGPAR.

A Caixa propôs contribuição paritária, cobrança de mensalidade por beneficiário, de acordo com faixa etária e/ou renda -, e teto de 6,5% da folha de pagamentos e proventos para a patrocinadora custear o plano.

            A vice-presidente Região Sul da FENAG, Marilde Perín Zarpellon, conselheira de usuários eleita do Saúde Caixa e integrante do GT do plano, afirmou que o grupo recusou a proposta, pois a suspensão da Resolução CGPAR 23 tramita no Senado e não está prevista no Acordo Coletivo de Trabalho nem em legislação: A proposta da Caixa prevê todos os limitadores que impossibilitam a manutenção do custeio pelos usuários do plano ao encarecê-lo muito. Infelizmente, o GT foi encerrado sem sucesso”, lamentou Marilde.

            Agora, as propostas dos empregados e da patrocinadora serão levadas à mesa de negociação.

            Os integrantes do GT representantes dos usuários manifestaram indignação pelo fim dos debates acerca das propostas e criticaram as dificuldades de acesso aos dados da Caixa pela empresa atuarial assessora dos empregados.

O GT propôs a manutenção do atual modelo de custeio do plano: 70% pela patrocinadora e 30% pelos usuários, sem reajuste, mensalidades por grupo familiar, gestão por RH e mantendo os princípios de solidariedade, mutualismo e pacto intergeracional. 

Notícias Relacionadas

FENAG SE REÚNE COM A VIPES PARA DEFENDER AJUSTES NO SUPER CAIXA

FENAG presente na celebração dos 20 anos da Revista da ADVOCEF

FENAG participa da posse de Maria Rita Serrano na presidência do DIAP

Rodoarte – Dança e Inclusão sobre Rodas

MARANHÃO | Hortas Comunitárias – Centro do Primo

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br