NOTÍCIAS
30 Mai
Consignado do Auxílio Brasil causa prejuízos à CAIXA
FENAG denunciou irregularidades e riscos ao Ministério Público do Trabalho logo que foi anunciado
A imprensa repercutiu sobre os prejuízos bilionários causados aos cofres da CAIXA, por duas linhas de crédito, criadas por medidas provisórias editadas pelo governo federal da gestão anterior, em ano eleitoral, denotando uso da máquina pública para fins eleitoreiros.
Um deles é o Consignado do Auxílio Brasil, programa implementado a toque de caixa, em 11 de outubro, às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais. Duas semanas depois, a FENAG denunciou os inúmeros irregularidades e riscos ao Ministério Público do Trabalho – MPT, que exigia medidas corretivas urgentes, ou até mesmo, a suspensão do empréstimo, dada a gravidade da iniciativa aos empregados, à CAIXA e à própria população.
Como os veículos de comunicação vêm afirmando, no ofício encaminhado ao MPT, a FENAG ressaltou a correlação do projeto com a proximidade do segundo turno da eleição presidencial, caracterizando desvio de finalidade do uso da máquina do Estado para atender interesses privados.
A Federação também requereu a adoção de medidas para prover as milhares de agências do banco de todo o Brasil do mínimo de recursos materiais e humanos compatíveis com a demanda apresentada, de modo a garantir condições de trabalho e atendimentos dignos aos empregados e aos mais de 20 milhões de beneficiários do programa.
A sobrecarga e a insuficiência dos sistemas de tecnologia da informação, a superlotação das agências, a inconsistência do cadastro CADUNICO, a falta de escalonamento no atendimento e a deficiência de quantitativo de empregados foram alguns dos problemas apontados pela FENAG.
Para agravar ainda mais, as lotéricas, correspondentes bancários e o aplicativo CAIXA TEM eram insuficientes para aliviar a carga de atendimento que aumentava exponencialmente.
Outro problema apontado pela FENAG foi asistemática cobrança de metas cada vez mais arrojadas, levando diversos empregados ao adoecimento ocupacional e ao afastamento das atividades laborais por recomendação médica, agravando ainda mais a defasagem de empregados e comprometendo o atendimento ao público.
“Buscamos, desta forma, proporcionar um melhor atendimento aos clientes da Caixa e seus empregados, por meio do planejamento adequado das ações e recursos necessários”, propôs a Federação no documento.
FALE CONOSCO
ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902
TELEFONE
(61) 3223-0240
EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br