Diretor Ricardo Coutinho representou a Federação na negociação pela Contec
Na tarde da última sexta-feira (16), o diretor administrativo e financeiro, João Ricardo Coutinho, representou a FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DOS GESTORES DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – FENAG na reunião de negociação do Grupo de Trabalho sobre Condições de Trabalho, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Crédito – Contec.
Os coordenadores reforçaram a necessidade das mesas de negociações permanentes e do GT para a construção de um ambiente de trabalho saudável, e pediram uma agenda mais ampla além das mensais nos grupos de trabalho.
RH 184 - A alteração do normativo RH 184 (que suspendia a função gratificada aos empregados em licença médica a mais de 180 dias), anunciada dois dias antes da reunião, foi uma das pautas amplamente discutidas. Os representantes dos empregados ressaltaram que o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT vigente prevê que toda medida por parte do banco, que afete os empregados, precisa ser discutida em mesa de negociação antes da implementação.
Assédio – Os representantes da CAIXA apresentaram uma carta compromisso pela “Prevenção e combate ao assédio moral, sexual e à discriminação” assinada por todos da alta Direção do banco e projetos de ações pela diversidade.
PQV - Quanto ao Programa de Qualidade de Vendas - PQV foi pedido uma nova metodologia humanizada e o fim do assédio aos empregados por metas abusivas.
O retorno dos fóruns regionais sobre condições de trabalho também foi pedido para discutir estruturas físicas, humanas e tecnológicas e melhorar os processos de trabalho.